Fernando Leça é empossado na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

Novo secretário quer manter e ampliar programas desenvolvidos pela pasta

ter, 19/03/2002 - 13h45 | Do Portal do Governo


O novo secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho, Fernando Leça, vai dar continuidade e ampliar os programas que vinham sendo desenvolvidos pela pasta durante a gestão de Walter Barelli, que deixou o cargo no fim do último mês de janeiro. A informação foi dada por Leça nesta terça-feira, dia 19, no Palácio dos Bandeirantes, após ter sido empossado pelo governador Geraldo Alckmin. Entre os programas, o novo secretário citou as Frentes de Trabalho, o Banco do Povo, cursos de qualificação profissional e o Auto-Emprego (PAE).

‘Vamos trabalhar sem descanso para criar condições de atender a um dos direitos fundamentais do cidadão, que é o direito ao emprego. É claro que isso não depende apenas de políticas públicas gestadas no âmbito estadual. Depende, principalmente, da retomada do crescimento da economia e da redução dos juros’, afirmou Leça.

Segundo ele, a atual administração criou mecanismos e políticas importantes para a geração de emprego. ‘As Frentes de Trabalho são exemplo disso’, informou. Essa iniciativa do governo paulista já atendeu 130 mil bolsistas e atualmente auxilia mais de 28 mil trabalhadores. ‘Eles recebem bolsa-auxílio, qualificação profissional e resgatam a dignidade e a cidadania depois de terem passado de um a três anos desempregados’, explicou.

Outro projeto destacado pelo novo secretário foi o Banco do Povo Paulista. O Programa de Crédito Popular, que atende 150 cidades, deve ser ampliado. Até o fim deste ano, a meta é atingir 235 municípios paulistas. ‘O programa que oferece microcrédito é hoje a experiência de maior sucesso no País como iniciativa pública porque atua com juros abaixo do mercado, de 1% ao mês, e já beneficiou um contingente considerável de pequenos negócios’, afirmou.

Leça também destacou a geração de emprego como uma das medidas para reduzir a violência. ‘Se houver mais empregos, haverá mais segurança automaticamente’, sentenciou.

Cíntia Cury