Fernando Henrique e Alckmin entregam Prêmio Nacional de Qualidade

nd

ter, 19/11/2002 - 22h41 | Do Portal do Governo


“A qualidade de produtos e serviços é hoje uma questão fundamental para o desenvolvimento de um país. O Brasil está conquistando novos mercados e batendo recordes sucessivos de exportações porque tem qualidade”, disse o governador Geraldo Alckmin nesta terça-feira, dia 19, durante a solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Qualidade 2002, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Alckmin disse que essa qualidade deve chegar também ao serviço público, com um maior respeito ao consumidor, e citou como exemplo o Poupatempo, programa implantado com sucesso em São Paulo. Destacou ainda que o “grande fato novo nessa virada de milênio é o crescimento na qualidade do terceiro setor e do trabalho voluntário”.

O presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o Brasil está avançando para uma sociedade mais competente e capaz, tanto na forma de produção como na organização de modelos de gestão. No governo federal citou o PPA – Plano Plurianual – “uma verdadeira revolução na gestão pública”.

As organizações premiadas foram a Gerdau Aços Finos Piratini, siderúrgica pertencente ao Grupo Gerdau, sediada em Charqueadas (RS), na categoria Grandes Empresas; a Santa Casa de Misericórida de Porto Alegre (RS), na categoria Organizações sem Fins Lucrativos; e a Politileno Indústria e Comércio, com sede em Camaçari (BA), na categoria Médias Empresas. Colocaram-se entre as finalistas, a Caraíba Metais (BA), a Dana Indústrias (Sorocaba – SP), a Pellegrino Distribuidora de Autopeças (São Paulo) e o Sebrae do Mato Grosso do Sul.

O prêmio busca estimular organizações brasileiras no alcance de padrões internacionais de qualidade e competitividade. Foi instituído pela Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, entidade privada e sem fins lucrativos, criada em 1991 por 39 organizações privadas e públicas. Atualmente, conta com 201 organizações filiadas. Os vencedores são reconhecidos como empresa “Classe Mundial”.

Mais de 1.200 pessoas lotaram o Auditório Ulysses Guimarães, com a presença dos ministros Pedro Parente, da Casa Civil, Guilherme Dias, do Planejamento e Ronaldo Sardenberg, da Ciência e Tecnologia, além da prefeita Marta Suplicy e do presidente do Conselho Curador da Fundação Nacional do Prêmio da Qualidade, Edson Vaz Musa.