Férias: Metrô de São Paulo divulga programação para o mês de julho

Serão diversas atrações culturais para que ficar em São Paulo nas férias escolares

qui, 03/07/2003 - 18h42 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo oferece uma vasta programação cultural para os jovens que vão passar as férias de julho na cidade. As opções começam com as exposições do mês.

Na linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), a estação Liberdade tem a Vitrine de Ikebana. Plantas transportadas para o vaso transmitem a paz e a beleza da natureza em uma de suas quatro estações.

Na estação Paraíso a mostra ‘Metrô: 35 anos de Responsabilidade Social – Levando Você a Uma Vida Melhor’ reafirma que a responsabilidade social das empresas é um dos consensos mundiais nos últimos anos e mostra o empenho do Metrô com esse compromisso.

A estação Santana expõe a instalação interativa e bem humorada ‘O Caminho para a Paz’, concebida pelo psicólogo João R. Vieira, que questiona valores e hábitos, sensibilizando e educando para a paz.

Na linha 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena), a exposição do fotógrafo Marcos Hurodovich, ‘Expedição Polar’, pode ser vista na estação Ana Rosa. Ela é composta por 22 imagens da vida marinha e de paisagens inusitadas do Continente Antártico.

A vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, tem a exposição ‘Cores e Formas’, da coleção Pirelli/Masp. Trata-se do trabalho de sete fotógrafos sobre o tratamento dado ao estudo das cores e sua utilização em formas figurativas ou abstratas.

Rubens Cavalcanti é um dos destaques da linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda). Na estação Sé, é possível apreciar a série de pinturas do artista, denominada ‘Guerreiras’, que é uma homenagem à mulher de todos os tempos. As figuras retratadas simbolizam a firmeza e a perseverança com que lutam por seus ideais.

Na estação Santa Cecília, as esculturas em pedra, de Jofe Santos, expressam sentimentos que podem ser percebidos pelo espectador.

‘As ações culturais do Metrô de São Paulo são uma contribuição à cidade. Pela sua diversidade de estilos e gêneros são obrigatórias para os que residem na Capital, e para os que estão de passagem e querem conhecer a produção artística dos mais importantes nomes da arte’, ressalta Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos.

Para que você ‘Conheça São Paulo a Cada Estação’, uma das alternativas para esse início de férias é a Cinemateca Brasileira, que fica no largo Senador Raul Cardoso, 277, próximo à estação Vila Mariana. Ela funciona de segunda-feira a domingo, das 9 às 18 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 5084-2177.

Para quem gosta de teatro, descendo na estação Brigadeiro e integrando-se a um ônibus é possível chegar ao Teatro Sérgio Cardoso. O endereço é rua Rui Barbosa, 153 e a bilheteria funciona de quarta a domingo, das 15 às 21 horas.

Na linha 3 – Vermelha, uma boa alternativa é descer na estação Barra Funda, integrar-se a um ônibus e chegar ao Sesc Pompéia, que fica na rua Clélia, 93. O seu funcionamento é de terça-feira a sábado, das 9 às 22 horas, e aos domingos e feriados, das 9 às 21 horas, e lá acontecem apresentações teatrais, shows musicais, oficinas de criatividade, exposições, além das salas de leitura, da piscina e dos ginásios esportivos.

O acervo cultural do Metrô, permanentemente exposto nas estações, tem cerca de 100 obras, de vários artistas reconhecidos. Conhecer as obras expostas também é uma boa opção. Na linha 1 – Azul, a estação Armênia tem a instalação ‘Memorial Armênia’, de Josely Carvalho. A estação Brigadeiro, na linha 2 – Verde, tem dois painéis: ‘Desaceleração’, de Fernando Lemos, e ‘Cores e Formas’, de Cícero Dias.

A linha 3 – Vermelha tem duas esculturas de José Guerra, intituladas ‘Estudo de Homem nº 1’ e ‘Estudo de Mulher nº 1’, que podem ser vistas na estação Santa Cecília.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A