Férias: Interior na Praia emociona crianças que participam do programa

Crianças de municípios do interior expressam com alegria a sensação de avistar e entrar no mar pela primeira vez

qua, 07/01/2004 - 12h06 | Do Portal do Governo

Os primeiros dias de visitas das crianças dos 175 municípios do interior do estado de São Paulo que estão participando do programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia mobilizaram os principais veículos de comunicação da região litorânea e do Estado. Somente nesta primeira semana, 1.160 crianças passarão pela emoção de ver o mar, que ainda não conheciam de perto.

O programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia está sendo organizado e operacionalizado pelo Cepam – Fundação Prefeito Faria Lima, órgão ligado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento e vai levar, até o fim de janeiro, mais de oito mil crianças para conhecer o mar, com viagens diárias de caravanas em ônibus partindo de todas as regiões do interior paulista. Colocado em prática pela primeira vez durante a gestão do governo Montoro, este programa já atendeu 126 mil crianças de 1984 a 1990.

Segurança

A organização gerou bons resultados na forma de trabalho das equipes que estão envolvidas no programa. Prefeituras municipais, os monitores responsáveis pelas turmas de meninos e meninas, policiais militares que acompanham as caravanas do interior até o litoral, bombeiros e salva-vidas, diretores das escolas que hospedam as turmas e os motoristas dos ônibus – todos estão atuando de acordo com as instruções do pessoal de treinamento do Cepam e a segurança das crianças está garantida durante toda a viagem.

Além dos policiais militares, monitores, salva-vidas e bombeiros, todos os ônibus e escolas hospedeiras estão identificados com faixas e cartazes com os logotipos do programa Caravanas do Conhecimento. As crianças também recebem no início da viagem bonés e camisetas, colchonetes e lanches, além de terem suas refeições planejadas por nutricionistas de acordo com a faixa etária das turmas, que varia entre nove e onze anos de idade.

Novidade e surpresa

As crianças expressam com alegria a sensação de avistar e entrar no mar pela primeira vez, e ficam surpresas com detalhes que para muitos parecem óbvios, como o sal da água do mar. ‘A água é muito salgada, pensei que era menos’, disse uma menina enquanto brincava na areia molhada que ela chamou de ‘barro’. Outra criança disse que estava ansiosa para ver uma ‘sereia’ ao chegar na praia.

Mas a visita das crianças não se resume somente a um banho de mar, elas também estão aproveitando uma vasta programação cultural, esportiva e educativa. Em São Vicente, um grupo teve aula de surfe com instrutores profissionais e no alojamento escolar, presenciaram uma apresentação de um grupo de malabaristas do Circo Escola local.

Outros grupos também visitarão uma fábrica de sorvetes localizada no município de São Vicente e muitas outras atividades serão desenvolvidas semanalmente com as crianças, que aprenderão mais sobre a fauna da Serra do Mar, a fauna marítima, aspectos culturais da região litorânea e conhecer aldeias indígenas próximas.

O Programa Caravanas do Conhecimento está sendo realizado pela Secretaria da Educação, em conjunto com a Secretaria de Economia e Planejamento, representada pelo Cepam com a participação das Secretarias da Juventude, Esporte e Lazer; da Saúde; de Segurança Pública; da Assistência e Desenvolvimento Social; e dos Transportes; com o apoio da Sabesp, da Nossa Caixa, da Associação Paulista de Municípios e do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa do Cepam – Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal – Fundação Prefeito Faria Lima

(LRK)