Férias: Festivais de inverno agitam Interior do Estado

Campos do Jordão, Itu, São José do Rio Preto e Bragança paulista têm atrações especiais

qui, 21/07/2005 - 17h35 | Do Portal do Governo

Um belo espetáculo do cinqüentenário Trio Beaux Arts marca a noite de hoje do 36º Festival de Inverno Dr. Luís Arrobas Martins de Campos do Jordão, na Serra da Mantigueira. No programa, Variações Kakadu, uma ousadia de Beethoven para o gênero, peça em movimento único que reúne variações de piano e solo a um duo de cordas. Também Trio Nº 2, Op. 67, obra composta entre 1943 e 1944 por Shostakovich dedicada a um grande amigo morto pouco antes e Vitebsk, Estudo sobre um Tema Judeu, que traz ecos da infância russo-judáica do compositor Aaron Copland. A peça Trio Nº 1 em ré menor, Op. 49, de Mendelssohn, fecha o concerto com um relevo especial ao violoncelo, pleno de calmo romantismo, quebrado apenas no Scherzo, com ecos de Sonhos de uma noite de verão. O grande destaque fica por conta do pianista Menahem Pressler, de 81 anos , que está no Trio desde sua formação original, em 13 de julho de 1955. Imperdível!

Em São José do Rio Preto, o 5.º Festival Internacional de Teatro (FIT 2005) traz como destaque uma das peças levadas ao festival pelo projeto Ademar Guerra. A Morte do Imortal, de Lauro César Muniz, com direção de Gustavo Gonçalves e orientação de Milene Peres e Antônio Ginco, da Cia. de Teatro Art’manha, de Cubatão.

Já em Bragança Paulista, o Festival de Arte Serrinha agita o interior nesta quinta-feira com oficinas de Danças de Salão e Fotografia, a serem realizadas no Museu do Telefone. No sábado, dia 23, é a vez do grande show com Jumbo Elektro.

Excelentes espetáculos podem ser apreciados também no XII Festival de Artes de Itu. Hoje é a vez das peças Ifigênia em Aulis, da Cia Teatral de Itu e da apresentação do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho. Criado em 1993 pelo Maestro Eleazar de Carvalho nos moldes do Festival de Tanglewood, dos Estados Unidos, o XII Festival de Artes de Itu segue até o fim do mês.

Confira aqui a programação:

36º Festival de Inverno de Campos do Jordão

Auditório Cláudio Santoro
Av. Dr. Arrobas Martins, 1880 – Campos do Jordão
Telefone: (012) 3662-2334
www.festivaldeinverno.sp.gov.br

XII Festival de Artes de Itu
Até 31/07. Grátis

Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária
Praça Padre Miguel s/n.º
www.festivaldeartesdeitu.com

Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto
Até 24/07

Anfiteatro da Represa Municipal
Av. Duque de Caxias, s/n. Centro
Acesso a portadores de deficiência física
www.festivalriopreto.com.br

4.º Festival de Arte de Serrinha
Até 24/07. Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista.
Tel. : (11) 3063-5432
www.festivaldearteserrinha.com.br

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.