Férias: Conheça o mundo encantado de Lobato

Chácara do Visconde, em Taubaté, oferece até o dia 28 atividades gratuitas

qui, 09/01/2003 - 10h00 | Do Portal do Governo

Uma dica para as férias da criançada é visitar a Chácara do Visconde, mais conhecida como Sítio do Picapau Amarelo, em Taubaté. Até o dia 28 de janeiro haverá uma série de atividades gratuitas. Estão na programação brincadeiras, exposições, oficinas de desenho com giz de cera e lápis de cor e encenação da peça O Gato Félix.

Passear pelo sítio é uma oportunidade para os fãs de Monteiro Lobato realizarem o sonho de ver os principais personagens que povoam o mundo encantado do escritor. Um elenco de atores representando Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e Tia Nastácia, entre outras figuras célebres, recebe e acompanha as pessoas durante toda a visita. No trajeto eles fazem altas traquinagens e brincadeiras.

O visitante poderá ainda conhecer o Museu Monteiro Lobato onde a exposição didática permanente Monteiro Lobato – Vida, Realidade e Sonho traz em ordem cronológica a vida, obra e os personagens criados pelo escritor. Há também mostras itinerantes de artistas plásticos, populares e estudantes de Taubaté e região. O museu está instalado em um dos cômodos do casarão da chácara, construído em 1860.

Memória e história

A típica chácara de periferia urbana do século 19 na qual o escritor nasceu e cresceu chega a receber 8 mil visitantes por mês. Seus cômodos abrigam uma sala de jantar e uma cozinha da época colonial, com objetos pertencentes à família de Lobato; uma biblioteca com seus livros de literatura, um teatro infantil com capacidade para 130 pessoas no qual são encenadas histórias baseadas em sua vasta obra.

A fachada tem alpendre com sete aberturas em arco pleno e na área externa há um pátio com as esculturas de seus principais personagens, como a boneca Emília, Dona Benta, Narizinho e o Visconde de Sabugosa. Outra atração é o pomar e a jaqueira que foi plantada em 1861.

Localizada entre a Rua Guaratinguetá e Avenida Campinas e com área de cerca de 20 mil metros quadrados, a chácara pertencia ao Visconde de Tremembé, avô de Lobato. Em 1969 foi tombada pelo Departamento do Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo e foram feitas obras de restauração para instalar o Museu Monteiro Lobato.

Serviço
O Sítio do Picapau Amarelo funciona de terça a domingo, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. As visitas escolares devem ser agendadas com 45 dias de antecedência.
Local: Avenida Monteiro Lobato, s/no – Chácara do Visconde – Taubaté Telefone: (12) 225-5062.
As oficinas são realizadas às 14 horas, de terça a domingo, e o teatro, de terça a sexta, às 10h30 e 14h30 (aos sábados, domingos e feriados, às 16 horas).

Claudeci Martins- Da Agência Imprensa Oficial
(Fonte: www.projetomemoria.art.br/monteirolobato e www.iphan.gov.br)