Férias: Chuvas comprometem o trânsito na Estrada dos Castelhanos, em Ilhabela

Direção do Parque Estadual de Ilhabela recomenda cautela aos turistas

qua, 12/01/2005 - 9h53 | Do Portal do Governo

A direção do Parque Estadual de Ilhabela recomenda muita cautela aos turistas que desejarem chegar à Praia dos Castelhanos. O motivo é a Estrada dos Castelhanos, com um trajeto de aproximadamente 20 quilômetros. Em virtude das chuvas que tornaram a pista escorregadia e com vários pontos de atoleiros, a estrada se encontra em condições precárias.

Em média, cerca de 200 veículos passam diariamente nesse trajeto, nos períodos de férias. Eles buscam a beleza da Praia dos Castelhanos apreciando também os atrativos ao longo da trilha, como as cachoeiras e as piscinas naturais.

Trata-se de uma estrada estreita que, usualmente, é percorrida com veículos com tração nas quatro rodas, em velocidade baixa para evitar acidentes.

Por este motivo, a direção do parque está implementando um projeto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que deverá atender as expectativas, não apenas dos turistas, mas também dos operadores de turismo e moradores de Ilhabela, cuja economia depende dessa atividade. O projeto deverá promover melhorias na infra-estrutura turística, criando um novo atrativo para o município.

“A fase preparatória de financiamento já está em andamento”, afirma Marilia Brito, diretora do parque. Os procedimentos formais deverão estar concluídos em março de 2005, período em que se inicia o processo de reforma e instalação de sistemas.

O projeto prevê a criação de taxas de visitação, cujos recursos serão destinados à manutenção do próprio parque, permitindo a implantação de sistemas de drenagem para melhorar o escoamento de água na estrada.

Para este verão, a Estrada dos Castelhanos terá uma manutenção de emergência para atender o público. O Conselho Consultivo do Parque Estadual de Ilhabela, junto com representantes da comunidade, formou uma força tarefa para melhorar as condições de trânsito nessa via, recomendando, no entanto, muito cuidado para afastar os riscos de acidentes.

Entidades como associações de jipeiros e de monitores ambientais estarão a postos para auxiliar os turistas, oferecendo as orientações necessárias para que o passeio seja proveitoso.

Por Rodrigo Cortes, da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente

C.C.