Férias: Aproveite o melhor da cidade com o Metrô de São Paulo

Confira a programação para este final de semana

qui, 24/07/2003 - 15h36 | Do Portal do Governo

As férias estão chegando ao fim. Para aproveitar melhor o tempo que ainda resta, as sugestões culturais do Metrô de São Paulo para este fim-de-semana, 26 e 27 de julho, indicam uma nova sala de cinema, um teatro infantil e uma opção para dançar.

Na linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), a estação Liberdade tem a Vitrine de Ikebana. Plantas transportadas para o vaso transmitem a paz e a beleza da natureza em uma de suas quatro estações.

Na estação Paraíso a mostra ‘Metrô: 35 anos de Responsabilidade Social – Levando Você a Uma Vida Melhor’ reafirma que a responsabilidade social das empresas é um dos consensos mundiais nos últimos anos e mostra o empenho do Metrô com esse compromisso. A estação Santana expõe a instalação interativa e bem humorada ‘O Caminho para a Paz’, concebida pelo psicólogo João R. Vieira, que questiona valores e hábitos, sensibilizando e educando para a paz.

Na linha 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena), a exposição do fotógrafo Marcos Hurodovich, ‘Expedição Polar’, pode ser vista na estação Ana Rosa. Ela é composta por 22 imagens da vida marinha e de paisagens inusitadas do Continente Antártico.

A vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, tem a exposição ‘Cores e Formas’, da coleção Pirelli/Masp. Trata-se do trabalho de sete fotógrafos sobre o tratamento dado ao estudo das cores e sua utilização em formas figurativas ou abstratas.

Rubens Cavalcanti é um dos destaques da linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda). Na estação Sé, é possível apreciar a série de pinturas do artista, denominada ‘Guerreiras’, que é uma homenagem à mulher de todos os tempos. As figuras retratadas simbolizam a firmeza e a perseverança com que lutam por seus ideais.

Na estação Santa Cecília, as esculturas em pedra, de Jofe Santos, expressam sentimentos que podem ser percebidos pelo espectador.

Conheça São Paulo a cada estação

Na linha 1, para quem prefere um clima mais intimista e quer fugir das grandes filas dos cinemas da cidade, uma boa opção é conferir o novo projeto do museu Lasar Segall, o Cine Segall, na rua Berta, 111, próximo à estação Santa Cruz. Neste fim-de-semana pode-se assistir à belíssima atuação de Salma Hayek, em ‘Frida’, às 20 horas.

Se você não sabe mais o que fazer com as crianças nessas férias pode encontrar uma boa solução na linha 2. O Itaú Cultural, na Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro, oferece a opção de entreter a garotada de 6 a 12 anos com a peça ‘Bzzz! O Retrato de Janete’, encenada todos os domingos às 17 horas.

O ingresso é gratuito e deve ser retirado com uma hora de antecedência. Agora, se você é um autêntico ‘baladeiro’ a linha 3 oferece ótima opção. Na estação Marechal Deodoro encontra-se o Jive, al. Barros, 376, onde, a partir das 23 horas, pode-se encontrar gente animada e dançar a noite inteira ao som de black music.

Acervo de obras permanentes

O acervo cultural do Metrô, permanentemente exposto nas estações, tem cerca de 100 obras, de vários artistas reconhecidos. Conhecer as obras expostas também é uma alternativa. Na linha 1, na estação Sé, é possível apreciar o painel ‘Fiesta’ de Waldemar Zaidler. Na linha 2, em Clínicas pode-se ver o painel ‘Jogo de Dardos’ de Geraldo de Barros e a instalação ‘O Ventre da Vida’ dos artistas Denise Milan e Ary Perez.

Na linha 3 os usuários podem conhecer a obra do artista Gontran Guanaes Netto. Seus painéis como ‘Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão’, ‘Aspectos das Populações Brasileiras’, ‘São Jorge’, ‘Mariane 1’ e ‘Mariane 2’ podem ser vistos na estação Marechal Deodoro.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A