Férias: Ação Cultural do Metrô promove 15 atrações no mês de julho

Os interessados podem ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô

seg, 04/07/2005 - 17h04 | Do Portal do Governo

O Programa Ação Cultural do Metrô promove, neste mês de julho, 15 exposições em várias estações metroviárias. Entre as novas atrações para os usuários do Metrô, estão programadas a mostra fotográfica ‘Olhares do Velho Mundo’, com foco nos habitantes de cidades européias; a exposição ‘La Brasilliène’, composta por fotos e peças de vestuário confeccionadas por mulheres da favela de Heliópolis; ‘LambdaLambs’, mostra de painéis com colagem e pintura inspirados na arte de rua; e a exposição ‘O Contínuo’, que revela todo o processo de criação e produção das histórias em quadrinhos.

Os interessados podem ter acesso às exposições ao entrar na área paga do Metrô (bilhete unitário a R$ 2,10). No caso da vitrine de ikebana da estação Liberdade, não é necessário passar pelas catracas, já que ela está em área não- paga.

Programação de julho:

  • ‘Olhares do Velho Mundo’, de 8 a 31 de julho, na Estação República, apresenta fotos com cenas curiosas do dia-dia, em 2002, de várias cidades européias, como Paris, Praga, Roma, Barcelona, Amsterdam, entre outras. As imagens do fotógrafo Júlio Vilela, com texto do jornalista e fotógrafo Eder Chiodetto, destacam o convívio dos moradores dessas cidades tanto em situações corriqueiras como em ocasiões especiais, como uma manifestação política durante a última eleição presidencial na França.
  • ‘O Contínuo’, de 8 a 31 de julho, na Estação Tatuapé. Exposição baseada na publicação ‘O Contínuo’ (produção independente dedicada às histórias em quadrinhos), escrita, desenhada e editada por estudantes de Arte da ECA-USP. A mostra apresenta etapas importantes na produção das histórias em quadrinhos do projeto ‘O Contínuo’: a abertura do processo de criação gráfica, os esboços e estudos para roteiros, personagens e situações, até a página acabada e impressa.
  • ‘La´Brasilliène’, de 8 a 31 de julho, na Estação República. Exposição com fotos (de Fábio Torre) e peças de vestuário (assinadas pelo estilista Marcos Jerônimo) confeccionadas por mulheres da Cooperativa Ana Rocha. A mostra revela o lado lúdico da favela de Heliópolis, destacando a criatividade das moradoras do local e a moda artesanal lá poduzida. Também estarão expostas 15 peças confeccionadas pelas moradoras.
  • ‘LambdaLambs’, de 8 a 31 de julho, na Estação Vila Madalena. São 26 painéis, criados por 13 artistas, com trabalhos pintados à mão sobre ‘lambes’, misto de colagem e pintura. A proposta é revelar a linguagem da ‘arte de rua’ paulistana, combinando poesia com imagens urbanas.
  • ‘Desenhando Espaços’, de 8 a 31 de julho, na Estação Luz. Exposição de design de interiores de 20 projetos para lojas em shopping centers. Os desenhos arquitetônicos aparecem em planta, corte e perspectiva, acompanhados de memorial descritivo. A criação dos projetos foi realizada por alunos da ‘ETE Getúlio Vargas’ como trabalho de conclusão do semestre.
  • ‘Medidas de Proteção Ambiental nas Obras de Expansão da Linha 2 – Verde do Metrô de São Paulo’, de 8 a 31 de julho, na Estação Ana Rosa. Painéis informativos sobre as principais atividades de engenharia para minimizar o impacto ambiental gerado pelas obras de expansão da Linha 2-Verde.
  • ’30 Anos de Achados e Perdidos’, de 8 a 31 de julho, na Estação Largo Treze, destaca, em painéis com fotos, alguns dos fatos marcantes, além de dados numéricos, sobre a história da Central de Achados e Perdidos do Metrô, serviço existente desde 1975. Dois postos de atendimento, nas estações Sé e Largo Treze, realizam o recolhimento, armazenamento, controle e devolução de objetos, documentos e valores encontrados nas 52 estações metroviárias.
  • ‘Refugiados: em Busca de um Lugar no Mundo’, de 8 a 31 de julho, na Estação Brás. Mostra fotográfica de cenas da vida cotidiana de refugiados em diversas partes do mundo, vítimas de guerras, massacres e perseguições políticas, religiosas e étnico-raciais.
  • A Estação Sé recebe a exposição ‘Escrevendo o Futuro’, de 8 a 31 de julho, projeto que envolve crianças e educadores da rede pública com o objetivo de aperfeiçoar a criação de textos. O programa busca a melhoria dos textos de alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental das escolas públicas.
  • ‘100 Anos de Farmácia em São Paulo’, de 8 a 31 de julho, na Estação Clínicas. Mostra de painéis com fotos e texto explicativo sobre a história desta importante atividade comercial, e também cultural no país, desde o tempo em que farmácia era escrita com ‘ph’.
  • ‘Planeta Azul’, de 8 a 31 de julho, na Estação Santa Cecília. A artista plástica Rosangela Perussi transforma sucata em arte, a partir de chapas de metais que originam painéis artísticos, retratando o tema ecologia.
  • Estrada Real – Desbravando os Caminhos do Ouro e do Diamante no Brasil’, de 8 a 31 de julho, na Estação Paraíso. Exposição, baseada em livro homônimo, de fotos e textos que mostram o surgimento da Estrada Real, localizada ‘nas Minas Gerais’, importante marco da extração de ouro e diamantes no Brasil.
  • Vitrine de Ikebana’, de 8 a 31 de julho, na Estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, com trabalhos renovados periodicamente, desta arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas.

    Programação da Biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na Estação Paraíso

  • No próximo dia 6 de julho, a Biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na Estação Paraíso, terá a presença da escritora Heloísa Prieto (organizadora da antologia de contos ‘De Primeira Viagem’ e ‘Vida Crônica’), em encontro para falar sobre a criação de contos e crônicas.
  • No dia 8, a Biblioteca ‘Embarque na Leitura’ receberá o cronista Laé de Souza, para um bate-papo sobre o processo de criação literária.

    Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô