Férias: 4ª edição da Estação USP leva atividades culturais e esportivas a cinco municípios

Serão nove dias de oficinas, sessões de cinema, peças de teatro, entre outras atividades

seg, 11/07/2005 - 14h44 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 11, na Cidade Universitária, acontece o lançamento da 4ª edição do programa de extensão Estação USP, produzido pela Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP. O objetivo é levar, durante o período de férias escolares em julho (entre os dias 16 e 24), atividades culturais e esportivas gratuitas a cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo.

Neste ano, as ações acontecerão simultaneamente nas cidades de Brotas, Mococa, São Carlos, São Pedro e São Sebastião. As atividades serão produzidas e desenvolvidas por estudantes da USP, sob a coordenação de professores de suas respectivas áreas.

No dia 16 (sábado), estréia em Brotas, na Praça Amador Simões, a peça Híbrido, com elenco da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP. No fim de semana seguinte (dias 23 e 24), a mesma praça será palco do espetáculo A Ilha desconhecida. Além disso, o Centro Cultural Brotense terá, de segunda a sexta-feira, oficinas de teatro para crianças e adultos.

Mococa receberá uma oficina de criação e leitura dramatizada de textos literários e uma mostra de cinema com a exibição de oito filmes – entre eles, Farenheit, 11 de setembro, O prisioneiro da grade de ferro e Adeus, Lênin. Também serão realizadas oficinas de vídeo, com exercícios de produção de documentários, ficção, musicais e animações.

A programação de São Carlos estará voltada à observação galáctica dos corpos celestes. Serão quatro ações – um painel gigante que dará uma visão global sobre a Teoria da Evolução, visitas monitoradas ao planetário e ao observatório astronômico, e a apresentação da peça O monocórdio de Pitágoras, que abordará a relação entre a Música e a Matemática.

São Pedro terá atividades recreativas, esportivas e nutricionais. Haverá caminhadas, alongamento, ginástica localizada, ginástica infantil, jogos para adultos, rugby adaptado, rapel ou escalada, exercícios em cama elástica, frisbee, frescobol e peteca. Estudantes de Nutrição vão ensinar a preparar receitas econômicas e nutritivas, feitas com sobras de alimentos. Também estão previstas palestras sobre doenças cardiovasculares e obesidade, avaliação física para identificar riscos cardiovasculares, medição da pressão arterial, indicação de exercício e orientação nutricional individualizados.

No Centro de Biologia Marinha (Cebimar), em São Sebastião, serão realizadas visitas monitoradas e trilhas subaquáticas. No centro da cidade, serão oferecidos cursos e oficinas de capacitação para professores de capoeira, atividades recreativas para crianças e a apresentação da peça O poeta e o vento, que irá tratar sobre questões de ciências de uma forma lúdica e agradável.

O site http://www.usp.br/estacaousp traz mais detalhes da programação. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público. Há necessidade de inscrição prévia apenas para as oficinas realizadas em Mococa.

O lançamento da quarta edição da Estação USP será fechado a convidados e acontecerá às 19 horas desta segunda-feira, dia 11, no Paço das Artes (Av. da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo), com a abertura de uma mostra fotográfica contando a trajetória do programa.

A Estação USP tem apoio dos municípios envolvidos, patrocínio da TIM, Nossa Caixa e Gelita, e apoio cultural da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e da Maxpress.

Da redação da Agência USP, com informações da Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade

C.C.