Feriado: Saiba o que abre e o que fecha no feriado de Finados

As repartições públicas estaduais estarão fechadas, mantendo apenas os plantões de emergência.

seg, 31/10/2005 - 14h42 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, 2, Dia de Finados, estão programadas operações especiais para o funcionamento dos serviços públicos estaduais nas áreas de saúde, segurança pública, saneamento e transporte. As repartições públicas estaduais estarão fechadas, mantendo apenas os plantões de emergência.

METRÔ

Nesta quarta-feira, a frota de trens será menor por conta da diminuição da demanda. Nas Linhas 1, 2 e 3 a redução será de 50%. A Linha-5 não funciona em feriados e finais de semana.

CPTM

A operação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) será alterada nesta quarta-feira, dia 2. Devido à diminuição no fluxo de passageiros verificada nessa data todos os anos, os intervalos entre as viagens serão de 20 minutos em todas as linhas administradas pela empresa, prática adotada aos domingos. Entretanto, o horário de funcionamento da companhia não sofre alterações. A circulação de trens será iniciada às 4h e encerrada à meia-noite, como ocorre diariamente.

A Central (0800-0550121) e os Postos de Atendimento ao Usuário, bem como os serviços de venda de passes escolares, vales-transporte e a emissão de bilhetes para desempregados e portadores de deficiência não funcionam nessa data.

EMTU

A EMTU/SP reforça a frota das linhas metropolitanas no Dia de Finados. A Ouvidora da EMTU/SP também funcionará normalmente na quarta-feira, dia 2, para informar itinerários que atendem aos cemitérios da Grande São Paulo.

A empresa determinou às 53 empresas que operam nos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) que reforcem a frota das linhas intermunicipais (metropolitanas) que atendem às imediações dos cemitérios das cidades da Grande São Paulo, no feriado de Dia de Finados, na próxima quarta-feira, dia 2.

Estas linhas serão operadas com frota normal do dia útil. As demais linhas serão operadas com a frota de domingo, ou seja, 40% do número de ônibus programados nos dias normais. Na RMSP circulam cerca 600 linhas intermunicipais (metropolitanas).

OUVIDORIA/EMTU

A Ouvidoria da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos –0800.019.00.88, funcionará normalmente para atender usuários das linhas de ônibus intermunicipais sobre a melhor a melhor forma de chegar aos cemitérios dos 39 municípios que compõem a RMSP. A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 19 horas, e informa o itinerário das linhas metropolitanas, tarifas, além de registrar sugestões e reclamações dos clientes deste sistema de transporte.

CORREDOR METROPOLITANO

A operação do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, que atende aos municípios do ABCD (São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema) funcionará com a frota de domingo no feriado desta quarta-feira, ou seja, 40% dos 200 ônibus que circulam normalmente nos dias úteis.

ACOMPANHAMENTO

Os técnicos da EMTU/SP e da Concessionária Metra acompanharão de perto a operação do Corredor Metropolitano para acionar, se necessário, motoristas de plantão e ônibus que estarão na reserva técnica no Centro de Controle Operacional, em São Bernardo do Campo. Esta estratégia de operação é necessária para qualquer eventualidade no sistema, como a oscilação de demanda de passageiros interessados em acessar sistema rodoviário que liga São Paulo à Baixada Santista, por meio do Terminal Jabaquara.

CONTROLE OPERACIONAL

A Unidade de Informação Estratégica da EMTU/SP funcionará normalmente no feriado, acompanhando a operação do sistema de transporte intermunicipal por meio de agentes em viaturas, além do contato direto, via rádio, com a Sala de Situação da Polícia Militar para acionar, se preciso, planos de operação de emergência (PAESE) em caso de qualquer eventualidade, como alagamentos, acidentes, entre outras ocorrências, inclusive com outros sistemas de transporte como trens, metrô e linhas de ônibus municipais.

POUPATEMPO

Os Postos Poupatempo da Capital, Interior e Grande São Paulo não funcionarão nesta quarta-feira, dia 2 de novembro. Na quinta-feira, dia 3, todos os Postos voltam a atender em seus horários habituais:

O Disque Poupatempo (0800 772 36 33 – ligação gratuita) também não atenderá na quarta-feira, dia 2, voltando a funcionar na quinta, dia 3, em seu horário normal: de segunda a sexta-feira, das 6 às 22 horas, e aos sábados, das 6 às 17 horas.

SABESP

Os postos de atendimento da Sabesp não funcionam na quarta-feira, dia 2, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira, das 7 às 19 horas. A Ouvidoria da Sabesp (0800-550565) não funcina aos feriados. Já o Disque Sabesp (0800-110011) funciona normalmente neste feriado, das 7 às 22 horas.

PROCON-SP

A Fundação Procon-SP não vai funcionar nesta quarta-feira, dia 2. Na quinta-feira, dia 3, a Fundação vai funcionar normalmente na quinta-feira, dia 3, das 8 às 17 horas e nas unidades dos postos Poupatempo das 7 às 19 horas

HOSPITAIS

Nesta quarta-feira, os hospitais estaduais atenderão em esquema de plantão (atendimento de emergência).

SEGURANÇA

Os departamentos de Polícia funcionarão normalmente durante o Dia de Finados. As emergências podem ser comunicadas pelo telefone 190.

Macedo Júnior