Feriado: O que abre e o que fecha amanhã, dia 1º de Maio

As repartições públicas estaduais estarão fechadas

sex, 30/04/2004 - 12h48 | Do Portal do Governo

Neste feriado do Dia do Trabalho, no sábado, 1º de maio, estão programadas operações especiais para o funcionamento dos serviços públicos estaduais nas áreas de saúde e saneamento. As repartições públicas estaduais estarão fechadas, mantendo apenas os plantões de emergência. Na segunda-feira, dia 2, todos os serviços públicos voltam a atender normalmente.

Saúde

No sábado, os prontos-socorros dos hospitais públicos do Estado atenderão em sistema de plantão e os Postos de Saúde estaduais fecham. O Disque Saúde não funcionará neste feriado, voltando a atender em horário normal (das 7 às 19 horas), na segunda-feira, dia 2. O número do Disque Saúde é 1520. Os demais serviços de saúde também voltam a atender normalmente na segunda-feira.

Metrô

O Metrô vai operar com frota reforçada de trens, no dia 1º de maio, durante os períodos de pico da manhã e tarde, nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 2-Verde (Paulista). O objetivo é atender a grande demanda de usuários que participarão das comemorações do Dia do Trabalho em São Paulo.

As estações Consolação e Trianon terão seus acessos fechados entre 7 e 19 horas, em virtude de um show musical que será realizado na avenida Paulista, entre a rua da Consolação e a avenida Brigadeiro Luís Antônio. Estima-se que cerca de 1 milhão de pessoas assistam ao show. Os passageiros que se dirigirem a este evento poderão utilizar as estações vizinhas, Brigadeiro e Clínicas. O objetivo da medida, solicitada pelos organizadores do evento, é possibilitar uma melhor distribuição do público para embarque e desembarque no Metrô.

Os passageiros serão informados sobre o fechamento das estações por mensagens auditivas dentro dos trens do Metrô, que orientará o uso das estações adjacentes ao evento. Também serão afixadas nas estações que não estarão operando em 1º de maio, Consolação e Trianon. As estações Brigadeiro e Clínicas terão reforço da segurança e disponibilidade maior nas bilheterias.

Para este sábado também está prevista a realização de um show musical na Praça Campo de Bagatelle, promovido pela Força Sindical, das 9h às 19h, em que se espera o comparecimento de mais de 1 milhão de pessoas. O local deste evento, que pode ser acessado pelas estações Carandiru e Santana, não afeta diretamente a operação metroviária em função da distância maior das estações.

Trens Metropolitanos (CPTM)

Neste sábado, feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai reforçar a segurança nas estações Brás e Barra Funda devido aos diversos shows populares que serão realizados na cidade em comemoração à data. A circulação será a mesma dos domingos, com intervalos variando de 20 a 30 minutos.

Com o cancelamento das folgas de todos os agentes que atuam nas duas estações, o efetivo aumentará 30%. Ambas possuem integração gratuita com o metrô, que será utilizado para o acesso aos shows.

Água

Durante o feriado de 1º de Maio, neste sábado, a Central de Atendimento da Sabesp 195 funciona durante 24 horas, na Capital e Região Metropolitana, atendendo aos casos emergenciais. A ligação é gratuita. O Disk Sabesp 0800 119911 estará disponível normalmente nessa região no feriado, das 8 às 17 horas. No domingo, o atendimento funciona das 12 às 18 horas e de segunda à sexta-feira, das 7 às 21 horas. As Agências Comerciais da Capital e Região Metropolitana permanecem fechadas no dia 1º, voltando a funcionar normalmente na segunda-feira, das 9 às 15 horas.

Os postos de atendimento Sabesp instalados nas centrais do Poupatempo não atenderão no feriado. O expediente volta ao normal no dia 3, das 7 às 19 horas.

Não haverá expediente na Ouvidoria durante o feriado. O atendimento volta ao normal na segunda-feira, das 8 às 18 horas.

Na Baixada Santista, as Agências Comerciais da Sabesp não irão atender no feriado de sábado. Para emergências em qualquer município da Baixada Santista, a Sabesp manterá plantão permanente durante todo feriado, no Serviço de Atendimento Telefônico 195. A ligação é gratuita.

Poupatempo

Os Postos Poupatempo da Capital (Sé, Luz, Santo Amaro e Itaquera), Região Metropolitana (São Bernardo do Campo e Guarulhos) e Interior (Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) não funcionarão neste sábado, dia 1º de maio, feriado nacional em comemoração ao Dia do Trabalho. Na segunda-feira todos os postos estarão abertos normalmente. Nas unidades Sé, Santo Amaro, Itaquera e Alfredo Issa o funcionamento é das 7h às 13h. As unidades implantadas nos shoppings em São José dos Campos e Ribeirão Preto, o atendimento é das 9h às 15h, e em Campinas, das 7h às 13h.

O Disque Poupatempo (0800 772 36 33 – ligação gratuita) também não atenderá no dia 1º de maio (sábado). No dia 3, o serviço será normal, das 6 às 17 horas.

Segurança

Os Departamentos de Polícia funcionarão normalmente durante o feriado. As emergências podem ser comunicadas pelo telefone 190.

Cíntia Cury