Feriado: Núcleo de Estratégias da USP promove sinfonia com discos de arado

Espetáculo será de graça neste feriado

qui, 02/09/2004 - 15h03 | Do Portal do Governo

A Praça do Relógio, um dos cartões-postais da Universidade de São Paulo, será palco de uma sinfonia inédita: no dia 7 de setembro, o professor de Ciência Política Braz de Araújo, coordenador do Núcleo de Análise Interdisciplinar de Política e Estratégia (Naippe) da USP, comandará a regência de 70 discos de arado dispostos em espiral. O objetivo, de acordo com o estrategista, é promover a mensagem da liberdade e da paz através da música produzida nos discos pela comunidade.

A orquestra foi pensada pelo Naippe como parte das atividades dos pesquisadores do Núcleo. Segundo o professor Braz, os discos que serão tocados são provenientes de um ferro-velho do interior paulista, garantindo que todos eles já tenham trabalhado a terra – uma das simbologias do evento.

Para o sucesso da instalação sonora, o professor Braz de Araújo convida toda a comunidade. Todos os presentes receberão baquetas de bambu verde-amarelas para interagirem com os discos, de acordo com as indicações do regente. Ao todo, serão realizados um prelúdio e quatro movimentos, o que completará os 22 minutos previstos.

Dentre as interações, destaque para o prelúdio ‘Free Kids’, que abre a sinfonia. Nessa introdução, os discos devem ser tocados livremente durante dois minutos. Para o encerramento, está previsto o movimento apoteótico no qual a orquestra levantará fitas verdes, amarelas, azuis e brancas.

A apresentação, conforme foi pensada pelos alunos do professor Braz, está repleta de simbologias: os 70 discos homenageiam o aniversário da universidade; o formato espiral oferece orientação à cultura estratégica; além do ato em si representar a criatividade do brasileiro.

O evento se pretende o primeiro de uma série que só estará completa em abril de 2005, com a apresentação de número 42. Até lá, muitos arados ainda produzirão a música da liberdade e da paz.

Instalação Sonora: ‘Sinfonia dos Sinos de Setenta Discos de Arados da Liberdade e da Paz em Homenagem aos Setenta Anos da USP’, na Praça do Relógio da USP, das 10 às 17 horas, de hora em hora. Grátis.

Da Assessoria de imprensa da USP/Thiago Scarelli/L.S.