Feriado: Metrô terá operação diferenciada durante o Corpus Christi

Para agilizar o atendimento, haverá reforço do número de funcionários nas estações e de trens

ter, 24/05/2005 - 11h14 | Do Portal do Governo

O Metrô inicia nesta quarta-feira, dia 25, esquema especial de operação comercial, com o objetivo de facilitar a viagem dos usuários que deixarão a Capital durante o feriado de Corpus Christi. Para agilizar o atendimento, haverá reforço do número de funcionários nas estações e de trens em circulação.

Na Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi), principal acesso aos terminais rodoviários Tietê e Jabaquara, o número de trens, entre 19h45 e 22h, passará de 34 para 36, aumentando de 932 para 942 o total de viagens programadas para o dia.

Já quem for para o terminal Barra Funda pela Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda) terá à disposição, das 22h às 23h, 30 trens, em vez de 21, um reforço de nove composições. As viagens ofertadas passarão de 1.008 para 1.044 neste dia.

As Linhas 2-Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) e 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), que não são integradas a terminais rodoviários, não sofrerão alterações nas suas frotas. Porém, ambas terão reforço na segurança e de funcionários nas estações.

Frota maior no dia da ‘Marcha para Jesus’

Na quinta-feira, 26 de maio, feriado de Corpus Christi, com a realização da ‘Marcha para Jesus’, à exceção da Linha 5 que permanecerá fechada, todas as demais linhas do Metrô terão reforço nas frotas de trens em circulação.

A Linha 1 irá operar com 17 trens em operação, dois a mais que o normal, com aumento de 5% nas viagens. A oferta passa de 432 para 452. Na Linha 2, os passageiros contarão com 5 trens, que realizarão 482 viagens no dia, 21% a mais. A Linha 3 contará com uma frota de 17 trens. A oferta de viagens passará de 434 para 452, 4% a mais.

Na sexta-feira, dia 27, com a diminuição da demanda, a frota de trens será menor. Na Linha 1, a redução será de 18%; na Linha 2, de 21% e na Linha 3, de 15%. Já a Linha 5 terá sua frota normal em circulação.

No sábado, dia 28, com exceção da Linha 5, que não abre nos finais de semana, todas as outras linhas contarão com frotas normais. A Linha 1 terá 25 trens, que deverão realizar 584 viagens. Na Linha 2, as 400 viagens programadas serão realizadas por 4 composições. Já as 686 viagens da Linha 3 serão cumpridas por 28 trens.

Domingo reforçado e Segunda antecipada

O retorno do feriado e a realização da ‘9ª Parada GLBT’ (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) na avenida Paulista anunciam um domingo mais agitado na Capital. Para atender à demanda, o Metrô novamente reforçará as frotas de trens.

Na Linha 1 haverá 17 trens operando, em vez de 15. A Linha 2 contará com 4 trens e a Linha 3 terá 17 composições, um a mais que o normal. O Metrô também irá reforçar a segurança e o quadro de funcionários nas estações.

Na segunda-feira, dia 30, quem ainda retorna de viagem encontrará o Metrô funcionando mais cedo. As Linhas 1-Azul e 3-Vermelha iniciam sua operação às 4 horas. Na linha 2-Verde, os trens estarão em circulação a partir de 4h30. A Linha 5-Lilás volta a operar normalmente, às 4h40.

Para maior comodidade e segurança, o Metrô recomenda aos usuários a compra antecipada do bilhete de retorno e solicita também especial atenção no momento de embarque e desembarque, evitando parar na região das portas dos trens.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa