Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto promove 15 eventos culturais

nd

dom, 23/09/2001 - 15h26 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial do Estado, as editoras universitárias da USP, Unesp, Unicamp, UnB e o Arquivo do Estado vão promover 15 eventos culturais durante a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, programada para o período de 28 de setembro a 7 de outubro e que deverá atrair pelo menos 100 mil visitantes. Simultâneos à programação oficial da Feira, os Encontros das Editoras universitárias vão reunir jornalistas, autores, cartunistas e músicos em torno de uma agenda que inclui uma exposição de fotografias, debates, palestras, lançamentos de livros e sessões de autógrafos. Exceto um debate sobre o cientista político italiano Norberto Bobbio e de uma mesa-redonda sobre educação não-formal, os demais Encontros serão concentrados no final da tarde e à noite no Pingüim Cultural – o espaço da mais famosa choperia do Brasil destinado a eventos culturais.

A idéia dos Encontros é discutir temas atuais -acadêmicos e outros de caráter cultural, político e social – relacionados com o Brasil, além de oferecer um pouco de diversão e de entretenimento. Serão quatro debates, oito palestras seguidas de sessões de autógrafos, uma mesa-redonda e uma exposição de fotografias sobre futebol pertencentes ao acervo do jornal Última Hora, que se encontra sob a guarda do Arquivo do Estado. A programação foi criada pelas editoras universitárias e por sua entidade
representativa, a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), que estarão juntas no estande da Imprensa Oficial do Estado, da qual elas são parceiras na co-edição de livros.

O lançamento de ‘Camargo Guarnieri – O Tempo e a Música’ abre a série de Encontros das Editoras Universitárias. Flávio Silva, autor da obra, estará presente para sessão de autógrafos, marcada para o hall do Theatro Pedro II, às 19 horas do dia 28.

Único Encontro do Auditório Pedro II, o debate sobre o livro ‘Bobbio no Brasil – Um Retrato Intelectual’, será no dia 29, às 16 horas. Estão confirmados o organizador da obra, Carlos Henrique Cardim, professor de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e os também professores Octaciano Nogueira Filho, do Departamento de Ciências Políticas da UnB, e Fernando Mourão, da Faculdade de Direito e do Departamento de Sociologia da USP e presidente do Conselho Brasileiro de Relações Internacionais.

No mesmo dia 29, às 19 horas, o Pingüim Cultural vai abrigar uma discussão sobre o tema ‘Imprensa Satírica e Crítica de Costumes’, baseado no livro ‘Cabrião’, que trata do jornal editado em São Paulo no século passado. O livro é de autoria de Délio de Souza, que vai dividir a mesa com o cartunista Paulo Caruso e com os jornalistas Luis Eblak, da Folha de S. Paulo, e Marco Frenetti, colaborador de diversos jornais e revistas, entre eles, a Gazeta Mercantil, Caros Amigos e Bravo. Segue-se o show ‘E la nave va’, com Paulo Caruso e o Conjunto Nacional.

No dia seguinte, às 16 horas, quatro jornalistas da área cultural e de artes plásticas – Enio Squeff, Daniel Piza, Ricardo Besen e Manoel Costa Pinto – vão debater as relações e a forma como a mídia cobre os acontecimentos da área no painel ‘Imprensa e Cultura’. Em seguida, às 18 horas inicia-se a palestra ‘Os bóias-frias’, com Maria Aparecida Morais Silva, professora livre-docente do Programa de Pós-graduação de Sociologia da Unesp de Araraquara e do Programa de Saúde Coletiva da Unesp, de Botucatu. Ela é autora do livro ‘Errantes do fim do século’, estudo sobre os trabalhadores do Vale do Jequitinhonha, na Bahia, que foram trabalhar como bóias-frias na região de Ribeirão Preto. Participam também dois outros professores – Vera Lucia Navarro, do Departamento de Psicologia da USP, de Ribeirão Preto; e Sérgio Adas, da Unaerp e do Colégio Einstein.

No dia 1º de outubro, às 16 horas, no auditório Meira Junior, está prevista uma mesa-redonda e lançamento do livro ‘Educação Não-formal’, feito em co-edição entre a Imprensa Oficial e a Editora da Unicamp. Participarão Antonio Miguel André, Olga Rodrigues de Moraes Simson e Margareth B. Park.

‘A Guerra da Água’, sobre a preocupante situação das reservas de água no Estado de São Paulo, é o debate do dia 2 às 18 horas. O assunto será discutido pelos professores da Unesp Maria de Lurdes Conti, Daniel Bonotto e Carlos César Breda.

Já no dia 3 estão previstos três eventos: às 14h30, uma palestra e sessão de autógrafos do livro editado pela Unesp, ‘Gramática de Usos do Português’, de Maria Helena Neves; às 16 horas, a palestra ‘Nova Cultura da Tolerância’, por Zélia Maria Mendes Biasoli-Alves e; às 18 horas, palestra e lançamento do livro ‘Correspondência – Mário de Andrade e Manuel Bandeira’, de Marcos Antonio de Moraes, que revela a parte mais significativa das confissões, opiniões sobre poemas, idéias sobre o cotidiano do país, entre outros temas que atrairam o interesse dos dois escritores.

No dia 4, a programação começa às 11 horas, com o lançamento do livro/jogo ‘Evoluindo Genética’, de Octávio Henrique de Oliveira Pavan. Às 17 horas, Sílvia Ferreira Wolff faz palestra e lança o livro ‘Jardim América’, no qual analisa a história do primeiro bairro-jardim da América Latina. Na sexta feira, dia 5, 16 horas, os Encontros discutem ‘Violência e terror’.
Participam o jornalista Domingos Meirelles, o ex-embaixador brasileiro em Singapura, Amauri Porto, membro do Instituto de Estudos Avançados e do Grupo de Análise de Conjuntura Internacional da USP; e o professor João Roberto Martins Filho, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos.

No dia 6, também às 16 horas, o coordenador editorial da coleção Correio Braziliense ou Armazém Literário e do Observatório da Imprensa, Alberto Dines, vai fazer uma palestra sobre o primeiro jornal brasileiro que circulou no Brasil e em Portugal entre 1808 e 1822, livre da censura da Coroa.

Uma exposição de com uma seleção de fotografias do acervo do jornal Última Hora (1951-1971) e reunidas no livro Arquivo em Imagens – n.2 Futebol estarão expostas no Pingüim Cultural durante toda a Feira.

A feira de Ribeirão é a primeira de uma série de seis feiras anuais que a Imprensa Oficial do Estado, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e prefeituras locais vão realizar no interior de São Paulo. O Governo do Estado, através da Imprensa Oficial e da Secretaria da Educação, vão investir cerca de R$ 2,5 milhões na montagem, infraestrura, transporte de alunos da rede estadual para as feiras, atividades culturais e com aquisição de livros para as bibliotecas das escolas situadas na região das feiras. A próxima feira será em Bauru, de 3 a 11 de novembro, no Centro de Convenções local.

Encontros das Editoras Universitárias da
I Feira Nacional de Livros de Ribeirão Preto

PROGRAMAÇÃO

Dia 28/9 – 19 horas

Hall do Theatro Pedro II – Sessão de autógrafos e lançamento do livro ‘Camargo Guarnieri – O Tempo e a Música’, Flávio Silva, Imprensa Oficial/Funarte

Dia 29/9 – 16 horas

Auditório Pedro II

Debate sobre o livro ‘Bobbio no Brasil – Um Retrato Intelectual’ e autógrafo de seu organizador, Carlos Henrique Cardim, Imprensa Oficial/Editora da UnB

Participantes:
Carlos Henrique Cardim (UnB) – moderador
Fernando Mourão
Octaciano Nogueira Filho

Dia 29/9 – 19 horas

Pingüim Cultural

Debate ‘Imprensa satírica e crítica de costumes’, Imprensa Oficial/Editora da Unesp

Délio de Souza – moderador
Paulo Caruso
Luis Eblak
Marco Frenetti

21 horas – Sessão de autógrafos ‘Confesso que bebi’ e Memórias de Ipanema’ – Jaguar

Show ‘E la nave va’ – Paulo e Chico Caruso e Conjunto Nacional

Dia 30/9 – 16 horas

Pingüim Cultural

Debate ‘Imprensa e Cultura’, Imprensa Oficial

Enio Squeff – moderador
Daniel Piza
Ricardo Besen
Manoel Costa Pinto

Dia 30/9 – 18 horas

Pingüim Cultural

Palestra – ‘Os bóias-frias’ – Imprensa Oficial/Editora da Unesp

Maria Aparecida Morais Silva
Vera Lucia Navarro
Sérgio Adas

Dia 1/10 – 16 horas

Auditório Meira Junior

Mesa-redonda e lançamento do livro ‘Educação Não-formal’ – Imprensa Oficial/Editora da Unicamp

Participantes
Antonio Miguel André
Olga Rodrigues de Moraes Simson
Margareth B. Park

Dia 2/10 – 18 horas

Pingüim Cultural

Debate – ‘A Guerra da Água’ – Imprensa Oficial/Editora da Unesp

Participantes:
Maria de Lurdes Conti – moderadora
Daniel Bonotto
Carlos César Breda

Dia 3/10

Pingüim Cultural

14h30 – Palestra e sessão de autógrafos – ‘Gramática de Usos do Português’, de Maria Helena Neves – Imprensa Oficial/Editora da Unesp

16 horas – Palestra ‘Nova Cultura da Tolerância’, Zélia Maria Mendes Biasoli-Alves – Imprensa Oficial/Editora da USP

18 horas – Palestra e lançamento do livro ‘Correspondência – Mário de Andrade e Manuel Bandeira’ – Marcos Antonio de Moraes, Imprensa
Oficial/IEB/Editora da USP

Dia 4/10

Pingüim Cultural

11 horas – Lançamento do livro/jogo ‘Evoluindo Genética’ – Octávio Henrique de Oliveira Pavan

Imprensa Cultural/Editora da Unicamp

10 às 11 horas – tema ‘Genética’

11 às 12 horas – tema ‘Água’

14h30 às 15h30 – tema ‘Energia’

17 horas – Palestra e lançamento do livro ‘Jardim América’, de Sílvia Ferreira dos Santos Wolff – Imprensa Oficial/Editora da USP

Dia 5/10

Pingüim Cultural

16 horas – Debate: ‘Violência e terror’, ‘Imprensa e terror’

Participantes
Domingos Meirelles
Amauri Porto
João Roberto Martins Filho (UFSCar)

Dia 6/10

16 horas – Palestra/lançamento – ‘Correio Braziliense ou Armazem Literario’, Alberto Dines, Imprensa Oficial

Pingüim Cultural

Exposição de fotografias do acervo do jornal Última Hora – Arquivo do Estado/Imprensa Oficial – tema Futebol