Feira de Ciência e Engenharia movimenta estudantes de 15 estados brasileiros

A idéia é aproximar estudantes da universidade e formar futuros cientistas

qua, 05/03/2003 - 10h27 | Do Portal do Governo

Da Agência de Notícias da USP


Por Marcelo Gutierres

Estudantes de 15 estados brasileiros enviaram mais de 150 trabalhos científicos para a Primeira Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE), organizada pela Escola Politécnica (Poli) da USP, que acontecerá entre os dias 12 e 14 deste mês. A Feira busca criar oportunidades e incentivar a criatividade de alunos de 8ª série ao ensino médio e técnico do ensino público e privado.

Os projetos apresentados concorrem em sete categorias: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Engenharias. Dos 100 trabalhos finalistas, 44 são de escolas públicas e 33 do setor privado. O restante é oriundo de clubes de ciências, que congregam alunos de ambos os setores.

‘O processo de criação é mais importante do que o resultado’, afirma Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da FEBRACE e professora da USP. Ela explica que a Feira busca estimular no aluno a observação de problemas na natureza e/ou na sociedade e, com isso, a apresentação de soluções. ‘E não de respostas prontas.’

Premiação

No dia 12 haverá a exposição dos projetos finalistas a um júri formado por especialistas convidados e da USP. De 13 a 14, é a vez de o público conferir os trabalhos científicos, das 14 às 18 horas no Prédio da Administração da Escola Politécnica, com entrada franca. A cerimônia de premiação terá lugar na Sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes do Metrô, no dia 15, às 9 horas.

Dentre os prêmios estão quatro notebooks, sete microscópios digitais – destinados às escolas de trabalhos vencedores -, duas câmeras fotográficas digitais e duas filmadoras digitais. Oito passagens áreas serão doadas aos projetos selecionados para representar o Brasil na Internacion Science & Engeneering Fair – versão internacional que conta com a participação de estudantes de 40 países. Esta edição será em Cleaveland, EUA, em maio de 2003.

Nas manhãs dos dias em que ocorre a FEBRACE, os estudantes visitarão de laboratórios a Museus da USP. ‘Queremos estreitar a interação aluno/universidade para formarmos futuros cientistas’, conta Roseli. O prédio de Administração da Poli fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas no site www.usp.br/agen/

V.C.