Feira da Saúde é realizada em São Paulo

Evento mobiliza cerca de 150 profissionais da saúde para atender gratuitamente a população

qui, 04/04/2002 - 13h32 | Do Portal do Governo

Foi aberta na manhã desta quinta-feira, dia 4, a Feira da Saúde, no Pátio do Colégio, região Central da Capital. O evento foi aberto pelo secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, Alexandre Moraes, representando o governador Geraldo Alckmin.

A Feira mobiliza cerca de 150 profissionais da saúde, em 17 tendas de atendimento gratuito à população. Das 8 às 17 horas, as pessoas podem realizar exames clínicos para detectar hipertensão, diabetes, colesterol, glicemia e câncer de pele. Há também coleta de sangue, atendimento oftalmológico, odontológico, de massa corpórea, além de testes auditivos e muitos outros. O evento conta com o apoio das secretarias estaduais da Justiça e da Saúde.

O secretário Alexandre de Moraes destacou a importância do trabalho conjunto do Estado, Prefeitura e Organizações Sociais. Segundo ele, esta ação deverá impulsionar a implantação de um programa permanente de saúde para atender a população diariamente.

O secretário da Saúde, José da Silva Guedes, enfatizou também que a preocupação do evento não é apenas atender as pessoas, fazer a prevenção, mas sim promover saúde à população. Ele aproveitou para lembrar que o Brasil não é mais um país de jovens. ‘Melhorar a saúde de todas as faixas etárias, especialmente do grupo de terceira idade, será a saída. Caso contrário os poderes públicos não terão recursos para enfrentar o custo das doenças no grupo etário mais velho’.

Paralelamente ao atendimento médico, a feira promove palestras sobre catarata, saúde auditiva, dengue, doenças sexualmente transmissíveis e aids, automedicação, prevenção de doenças ocupacionais e primeiros socorros. A Feira é no Espaço da Cidadania ‘André Franco Montoro’, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.