Febem: Seleção faz amistoso com o Nacional Esporte Clube

Jogo será nesta segunda-feira, dia 13

seg, 13/10/2003 - 9h31 | Do Portal do Governo

Objetivo da seleção da Febem é participar da Copa São Paulo de juniores do próximo ano

A seleção de futebol da Febem, dirigida pelos ex-jogadores Zé Maria (Corinthians) e Antônio Rodrigues (Santos), se prepara para mais uma partida contra o time juvenil do Nacional Atlético Clube, de São Paulo,que disputa a série A-III do campeonato paulista.

O amistoso será realizado hoje (9h) no estádio Nicolau Alayon, sede do clube, localizado à rua Comendador Souza, 248, Água Branca. O objetivo da seleção da Febem é participar da Copa São Paulo de juniores do próximo ano.

Os jogos fora das unidades são mais uma forma de integrá-los na sociedade após a desinternação e o esporte é uma das ferramentas usadas na recuperação dos jovens que estão hoje cumprindo as medidas socioeducativas na Febem.

Um dos critérios para que o adolescente seja convocado para o time é o bom comportamento.

Para um dos técnicos do time, Rodrigues, a vontade de fazer parte da equipe muda a atitude desses meninos. ‘Desde que criamos a seleção, houve um aumento de garotos interessados em fazer parte do time. Isso nos anima, porque podemos perceber que o nosso trabalho está tendo resultado’. Rodrigues ainda aproveita o interesse dos adolescentes para fazer um trabalho de orientação, abordando temas como prevenção às drogas, AIDS, além de tentar resgatar a cidadania.

Seleção da Febem

A seleção da Febem estreou no estádio do Pacaembu contra o time da escolinha de futebol da A.E. Carvalho, zona leste de São Paulo e foi campeã da 2ª Olimpíada Socioeducativa pela Paz do Degase, contra a equipe do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros do Rio de Janeiro. A final foi no Maracanã, no Rio de Janeiro.

A equipe treina todas as terças e quintas-feiras, das 16 às 18 horas, no complexo da Febem no Tatuapé e é formada por adolescentes das unidades de internação Palmeira, José Carlos Pace, Casa do Atleta, Ruy Toledo Joele, Mogno, Parnaíba e Eucalipto.

Participam também da equipe adolescentes da unidade Rio Pardo, de Ribeirão Preto, que treinam no Comercial Futebol Clube, time da 3ª divisão paulista. O Comercial foi quem revelou Emerson Leão, técnico do Santos, Diego, jogador do Santos, e Geninho, técnico do Corinthians.

Da Secretaria da Educação