Febem: Seleção de futebol é campeã de Olimpíada Socioeducativa pela Paz

Competição foi realizada no Maracanã

ter, 30/09/2003 - 12h04 | Do Portal do Governo

A seleção de futebol de campo da Febem-SP é a vencedora da 2ª Olimpíada Socioeducativa pela Paz. A equipe paulista conquistou o título nos pênaltis, após empatar por 3 a 3 com o time do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros do Rio de Janeiro, no Maracanã. O campeonato ocorreu no último dia 26 de setembro e foi realizado pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase).

As preliminares foram no Colégio Militar, onde a seleção da Febem derrotou a Febem de Minas Gerais por 6 a 1. Com essa vitória a equipe de São Paulo se classificou para a grande final no Maracanã.

Decisão

A disputa pela decisão da olimpíada foi emocionante. Nos cinco primeiros minutos de jogo, a equipe carioca abriu o placar. O painel eletrônico do maior estádio do mundo marcava: Rio de Janeiro 1, São Paulo 0. Um adolescente da unidade de internação de Ribeirão Preto, com a camisa 11, empatou o jogo, aos 12 minutos do primeiro tempo. O camisa sete da seleção, que também joga em Ribeirão Preto, fez o segundo gol para os paulistas.

Faltando, aproximadamente, dois minutos para o intervalo, a equipe do Rio de Janeiro conseguiu empatar. Dois a dois foi o resultado do primeiro tempo.

No segundo tempo e a equipe carioca fez o terceiro gol (3 a 2), para desespero dos torcedores paulistas. A equipe carioca apenas espera o apito final para comemorar. Mas num escanteio no final do jogo a seleção da Febem-SP conseguiu o empate, com um gol de cabeça, levando a decisão para os pênaltis. Três conversões para cada time.

As penalidades foram batidas e convertidas e começou, então, a série de cobranças alternadas. O goleiro do time paulista, que foi desinternado e pediu à diretora da Unidade de Internação Casa do Atleta para ficar mais um dia e participar do jogo, fez uma bela defesa que garantiu o título à seleção da Febem-SP.

Charles Roberto e Leonardo Tote

Da Assessoria de Imprensa da Febem