Febem: Seleção de futebol disputa olimpíada no Maracanã

Competição será realizada na próxima sexta-feira, dia 26

ter, 23/09/2003 - 11h08 | Do Portal do Governo

A seleção de futebol da Febem, dirigida pelos ex-jogadores Zé Maria (Corinthians) e Rodrigues (Santos), formada por adolescentes de oito unidades do Estado de São Paulo, vai participar da 2ª Olimpíada Socioeducativa pela Paz, realizada pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase). A competição será no dia 26 de setembro, das 9 às 18 horas, no maior estádio do mundo, o Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.

O evento, que pretende reunir entre atletas e familiares 2.500 pessoas, é realizado pela Secretaria de Justiça dos Direitos do Cidadão do governo do Estado do Rio Janeiro, órgão que administra o Degase, responsável pela execução das medidas socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro. Tem como clientela cerca de 800 adolescentes em conflito com a lei distribuídos em cinco unidades.

Além dos garotos do Degase, participam também da olimpíada, adolescentes em conflito com a lei do Estado de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e jovens carentes do Conselho Estadual dos Direitos dos Negros do Rio de Janeiro. O convite para que a Febem de São Paulo participasse desse evento surgiu no Fórum Nacional dos Executores de Medidas Socioeducativas, que ocorreu em abril deste ano, em Brasília. A solicitação foi feita pelo vice-diretor geral do Degase e coordenador da Região Sudeste do Rio, Jacques Cavalcanti, ao presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

Cavalcanti diz que esta é primeira vez que um evento esportivo reúne jovens em conflito com a lei de outros Estados. ‘A importância deste evento é mostrar para toda a sociedade as coisas boas que são realizadas dentro das instituições que se dedicam à ressocialização dos jovens’.

Para o diretor de Esportes e Educação Física da Febem, Paulo Jaouiche, ‘este é um grande salto para que os jovens da Febem tenham a oportunidade de conhecer o maior estádio do mundo e ao mesmo tempo participar de um evento que contribua para que eles resgatem a sua auto-estima. Nosso objetivo é, a partir do esporte, somado com as outras atividades socioeducativas, conseguir inseri-los novamente na sociedade’.

A 2ª Olimpíada Socioeducativa pela Paz não terá só a modalidade de futebol de campo. Haverá atletismo, futebol de salão, tênis de mesa, natação e vôlei, disputadas apenas entre os adolescentes do Degase.

Da Assessoria de Imprensa da Febem

(AM)