Febem recebe kits para curso profissionalizante

Os kits de padaria artesanal foram doados pela iniciativa privada

qua, 30/01/2002 - 14h04 | Do Portal do Governo


A presidente do Fundo Social de Solidariedade – Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, visitou a unidade Tatuapé da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor ( Febem) nesta quarta-feira, dia 30, e anunciou a distribuição de 54 kits de padaria artesanal para profissionalização dos adolescentes.

Cada kit, doado pelo Banco Santander, custa R$ 710,00 e contém um forno, uma batedeira, um liqüidificador, um botijão de gás, quatro assadeiras e uma balança. Os kits serão montados em cada uma das unidades após a realização do curso, pelos monitores, no Fundo Social. Depois de capacitados, os monitores ensinam os internos a fazerem vários tipos de pães.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Gabriel Chalita, informou que os cursos já são ministrados diariamente no Fundo Social e que está sendo feito um escalonamento das pessoas da Febem e de outras entidades que também estão recebendo o Kit. “Dentro de no máximo duas ou três semanas os monitores devem estar fazendo o curso”, destacou.

O diferencial desse curso é que, por ser artesanal, permite aos jovens prosseguirem na fabricação dos pães em suas casas, podendo vender para a comunidade e alimentar a família. Segundo Maria Lúcia Alckmin, é fundamental dar dignidade aos adolescentes. “Ocupá-los e capacitá-los é uma questão de cidadania”.

Durante a visita, a presidente do Fussesp assistiu a algumas apresentações do grupo “Febem Arte”, projeto em que vários internos compõem músicas, cantam e tocam instrumentos. Ela também participou de uma entrevista realizada para o “Jornal do Menor”. Maria Lúcia também contou aos meninos sobre a doação de uma Casa de Jogos para as unidades, com cerca de 200 brinquedos cada.

Gláucia Basile