Febem: Rádio Fique Vivo reativa estúdio e estimula adolescentes do Complexo do Tatuapé

Primeiro trabalho fala sobre as 14 paulistanas indicadas recentemente ao prêmio Nobel da Paz

seg, 15/08/2005 - 16h23 | Do Portal do Governo

Desde o dia 13 de julho, a ONG Fique Vivo voltou a desenvolver o projeto ‘Rádio Fique vivo’ dentro da Febem. Vinte jovens fazem parte da nova equipe e vão passar por um grande desafio: pautar, produzir e editar um programa de rádio, descobrindo esta nova linguagem numa formação crítica. Também terão técnicas de radialismo e sonoplastia.

As aulas, ministradas por profissionais radialistas, acontecem todas as segundas e quartas-feiras, em dois períodos: manhã, das 9 às 12 horas, e à tarde, das 13h30 às 16h30, na unidade José Carlos Pace, do Complexo Tatuapé.

Todas as sextas-feiras, os alunos participam de reunião com a equipe. Discutem temas que vão desde as regras criadas coletivamente pelo grupo para o bom andamento das atividades, críticas, sugestões, avaliação das atividades, além de discutirem os fatos cotidianos divulgados pela mídia.

O primeiro trabalho, que será produzido pelos jovens, vai falar sobre as 14 paulistanas indicadas recentemente ao prêmio Nobel da Paz. Elas foram escolhidas por meio de uma iniciativa articulada mundialmente para mostrar o rosto e a história de 1.000 mulheres que se dedicam a construir diariamente a paz em seus países. Ao todo são 52 brasileiras indicadas ao Nobel.

O Projeto ‘Rádio Fique Vivo, uma questão de cidadania’ é financiado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, começou em julho e tem como objetivo principal promover a auto-estima dos jovens privados de liberdade, por meio de uma rádio experimental.

Outro trabalho que a ONG Fique Vivo está realizando é o projeto ‘Só na Paz’, que envolve 40 adolescentes também do Complexo Tatuapé, financiado pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), a partir do concurso Juventude e Paz. Eles participam de discussões sobre violência urbana, preconceito social e racial, mídia e consumo, criminalidade, cidadania e paz.

A intenção é que após os debates, eles criem um roteiro para a elaboração de uma rádio-novela e posteriormente uma peça de teatro. Todo o trabalho desenvolvido com os adolescentes é realizado por educadores da ONG Fique Vivo em parceria com funcionários do Complexo Tatuapé e arte-educadores da Diretoria de Área de Arte e Cultural da Febem.

Assessoria de Comunicação Social – Febem

J.C.