Febem: Projeto Gráfica-Escola diploma mais 21 adolescentes assistidos

Além do certificado, o jovem recebe anotação na carteira de trabalho atestanto o estágio de seis meses

qua, 03/09/2003 - 10h18 | Do Portal do Governo

Mais 21 adolescentes receberam diploma de aprendiz-gráfico e conquistaram a oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Os egressos da Fundação para o Bem-Estar do Menor (Febem) integram a sexta turma de formandos do projeto Gráfica-Escola São Paulo, um programa social que inclui a Imprensa Oficial, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e a Febem. A formatura foi realizada segunda-feira, no auditório da empresa.

Além do certificado, no final do curso o jovem recebe anotação na carteira de trabalho atestanto o estágio de seis meses e a qualificação para o exercício da função de auxiliar-gráfico. “Esse é o primeiro passo para a carreira profissional e o começo de uma nova vida. Agora, espero conseguir emprego para sustentar minha filha que faz um ano hoje”, explica Fábio Moreira de Lima.

O presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, disse que é um projeto vitorioso e fundamental porque ensina uma profissão e mostra ao adolescente “que é possível produzir algo bom, belo e construtivo. Com isso, o jovem terá mais condições de resistir ao tráfico e às más companhias.”

Como dica de vida aos formandos, o presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, reforçou a mensagem “A decisão”, de Charles Chaplin, citado pela professora da Escola Técnica Martin Luther King, Fúlvia D´Avello Napolitano: “Cada um é responsável pelo seu dia, por suas decisões e o caminho a seguir. Então, escolha fazer coisas frutíferas”.

Programa pioneiro

Criado em 17 de outubro de 2001, o projeto idealizado pelo ex-governador Mário Covas já formou 116 adolescentes. Oferece curso profissionalizante aos egressos da Febem que estão em regime de liberdade assistida. Um dos critérios para o ingresso no curso é que o adolescente esteja estudando. A fundação faz análise vocacional, do perfil e do grau de envolvimento do adolescente com sua família.

Os alunos recebem bolsa educativa mensal de R$ 143,56, vale-refeição, vale-transporte, assistência médica e odontológica e uniforme completo para assistir às aulas. “Foi com esse dinheiro que ajudei a sustentar meus irmãos quando minha mãe morreu”, afirma Kelly Cristina Santos, grávida de seis meses.

A Imprensa Oficial investiu R$ 1,1 milhão em equipamentos e na reforma do prédio. A cada ano destina 0,5% de seu orçamento para manutenção do projeto. Parte do maquinário foi cedido pela empresa, que também se encarrega de custear todo o material usado no treinamento.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)