Febem: Programa Amanhecer está capacitando 264 internos em 22 unidades

Adolescentes serão habilitados para trabalhar na rede pública de ensino

sex, 06/06/2003 - 13h38 | Do Portal do Governo

O programa Amanhecer, da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), está profissionalizando 264 internos de 22 unidades para trabalharem na rede de ensino público. Selecionados por critérios de idade, escolaridade, vocação e habilidade de expressão, estão sendo capacitados como monitores de informática e atendentes de biblioteca.

Destinado a adolescentes que estejam cursando o Ensino Médio e que tenham a possibilidade de deixarem de ser internos no prazo de seis meses, esse programa é uma parceria da Febem com a Fundação Bradesco e com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps). Os objetivos básicos são formar até dois mil adolescentes e aumentar as possibilidades de emprego para os ex-internos.

As turmas farão cursos com quatro meses de duração, e delas vão participar, inicialmente, jovens da unidade feminina da Mooca e de uma das unidades do Complexo do Tatuapé.

Parcerias

A Fundação Bradesco iniciou a capacitação dos monitores de informática em 14 de abril. Estes alunos devem concluir o curso na segunda quinzena de agosto. Os que finalizarem o treinamento e forem aprovados na avaliação final receberão certificado expedido pela Fundação e carteira profissional assinada pela Secretaria Estadual de Educação (SEE). Além disso, terão emprego assegurado na rede pública de ensino pelo prazo mínimo de um ano.

O outro parceiro do programa, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, iniciou a capacitação dos adolescentes como auxiliares de biblioteca no dia 13 de maio. Três unidades do Complexo Tatuapé, além da Escola Profissionalizante Marina Vieira de Carvalho Mesquita, já estão atendendo a 40 internos. A duração do curso é também de quatro meses, com 180 horas/aula semanais e quatro disciplinas: cidadania organizacional, banco de dados, ciclo organizacional e gestão de acervos.

Reintegrando no mercado de trabalho

Atendente de biblioteca é o profissional que atua na organização, manutenção e administração de acervos, bem como na execução de atividades de atendimento a clientes e consulentes.

O curso vai atender, inicialmente, a 40 alunos, 20 de cada unidade comprometida com o projeto e terá a duração de quatro meses. A intenção da Febem é que o programa atinja todas as 68 unidades do Estado, dado que, com uma qualificação profissional esses jovens terão melhores possibilidades de se reintegrar no mercado de trabalho. Para isso, novas turmas serão iniciadas nos próximos meses.

Da Agência Imprensa Oficial

C.C.