Febem: Presidente recebe apoio de Dom Cláudio Hummes

Para o arcebispo metropolitano de São Paulo, funcionários agressores merecem punições exemplares

seg, 24/01/2005 - 19h39 | Do Portal do Governo

O secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania e presidente da Febem, Alexandre de Moraes, recebeu na tarde de segunda-feira, dia 24, visita de apoio do arcebispo metropolitano de São Paulo, dom Cláudio Hummes. Ele veio acompanhado do representante da Pastoral do Menor, padre Júlio Lancelotti e de membros da Igreja Católica.

Foram discutidas as últimas medidas adotadas pela Fundação do Bem-Estar do Menor em relação a funcionários acusados de agredir e torturar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na instituição. Na última sexta-feira, dia 20, foram presos 16 servidores públicos e 11 tiveram prisão preventiva decretada pela justiça paulista. Outros 20 responderão processo em liberdade.

Para o arcebispo, as iniciativas tomadas pela direção da fundação refletem a vontade política do Governo do Estado de São Paulo em combater rigidamente esta prática, classificada por ele de ‘inaceitável e nociva à sociedade civil’. ‘Vim fazer uma visita de cortesia e apoio ao secretário de Justiça, nesse momento em que ocorre a prisão preventiva de vários funcionários acusados por crimes nefastos. A Igreja se colocou à disposição de participar daquilo que for possível para resolver este problema’, afirmou dom Cláudio.

Já o secretário Alexandre de Moraes, agradeceu o apoio das lideranças católicas e garantiu que todas as medidas administrativas possíveis serão tomadas para erradicar abusos e más condutas da parte de servidores públicos dentro da instituição.