Febem: Mais 65 unidades ganham pólos do Projeto Guri

Objetivo do projeto é desenvolver habilidades de crianças e adolescentes de áreas carentes por meio da música

sex, 21/11/2003 - 23h50 | Do Portal do Governo

Uma parceria entre as Secretarias de Estado da Cultura e da Educação vai beneficiar a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor – Febem, com a ampliação do Projeto Guri para mais 65 unidades. Serão entregues na próxima quinta-feira, dia 27, às 11 horas, 2.600 instrumentos para implantação de pólos do Projeto, que já funciona em outras quatro unidades. A cerimônia será realizada na Febem de Pirituba, com a presença dos secretários de Estado da Cultura, Cláudia Costin, da Educação, Gabriel Chalita, do presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, e do presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo.

O objetivo do projeto é desenvolver as habilidades de crianças e adolescentes de áreas carentes por intermédio da música, reconhecendo a arte como um dos agentes de fortalecimento na construção da cidadania. Com amplo reconhecimento no exterior, o Projeto Guri foi escolhido pelo Ministério da Educação, em 2001, para representar as crianças brasileiras na sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

Durante o anúncio da expansão do projeto haverá apresentação da Camerata de violões do internato feminino da Febem-Moóca e será feita a entrega simbólica de um violão para uma criança.

A implantação dos novos pólos do Guri deve ocorrer a partir do início de 2004. Cada pólo atenderá entre 80 e 120 meninos com idade entre 14 e 21 anos. Num prazo de dois meses, a partir da formação do grupo, os meninos estarão prontos para a apresentação inaugural.

Serão entregues violões, cavaquinhos, teclados, violas caipiras e diversos tipos de instrumentos de percussão. Cada unidade poderá ter formação musical de camerata e coral, conforme a escolha feita pelos próprios internos para o aprendizado musical.

Data: Quinta-feira, 27 de novembro de 2003
Horário: 11 horas
Local: Unidade de Internação Pirituba – Rua Stefano Mouser, 661, Chácara Paraíso – Pirituba.