Febem: Jovens expõem fotos do centro histórico da cidade de São Paulo

Adolescentes têm entre 16 e 18 anos e estão em regime de semi-liberdade

qua, 07/01/2004 - 16h41 | Do Portal do Governo

O Conjunto Cultural da Caixa vai comemorar os 450 anos de São Paulo com a participação dos meninos da Febem. Nesta quinta-feira, dia 8, a partir das 9 horas, um grupo de internos fará uma expedição fotográfica pelo centro histórico da cidade. As fotos estarão expostas a partir de 25 de janeiro, na mostra ‘Jovens da Febem Revelam SP’, quando o Conjunto Cultural da Caixa inaugurará suas novas instalações na Praça da Sé, 111, com uma extensa programação cultural.

Os adolescentes têm entre 16 e 18 anos e estão na Febem em regime de semi-liberdade, o que os autoriza a sair de suas unidades periodicamente para ir à escola e voltar no final do dia, mas sempre acompanhados de responsáveis. Um grupo de 15 garotos selecionados pelas unidades Brás e Belém (na zona leste) participará da expedição.

Munidos de câmeras fotográficas e sob a orientação do curador da mostra, João Kulcsar, eles fotografarão pontos históricos da metrópole, a partir do prédio da Caixa Econômica Federal (no nº 111 da Praça da Sé). De lá, seguem para a Catedral da Sé, Pateo do Colégio e Mosteiro de São Bento, entre outros.

O fotógrafo João Kulcsar vem realizando esse trabalho nas unidades da Febem há alguns anos, treinando monitores que depois tornam-se professores dos colegas de unidades, incentivando-os a descobrir seu talento e buscar uma profissão. Um deles, Fábio Zara, saiu da Febem e hoje é assistente de João.

Zara foi encarregado de ensinar aos garotos noções de fotografia e
prepará-los para a ‘missão’ de quinta-feira.

A mostra ‘Jovens da Febem Revelam SP’ será composta de 25 imagens,
selecionadas entre as fotos feitas pelos garotos durante a expedição.

Ficará em cartaz de 25 de janeiro a 28 de março, na praça da Sé, 111, térreo, como parte da programação das comemorações do aniversário de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo público pelo telefone 3107-0498 ou pelo e-mail remaisp@caixa.gov.br.