Febem: Internos se apresentam no Sabadania

Evento que foi realizado no último sábado contou com mais de 5 mil pessoas

seg, 23/05/2005 - 17h15 | Do Portal do Governo

Mais de cinco mil pessoas compareceram no último sábado, dia 21, ao Centro de Integração da Cidadania (CIC) Norte, localizado no bairro Jova Rural.

O motivo foi a realização do Sabadania, um projeto da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que tem o objetivo aproximar o cidadão de serviços gratuitos prestados pelo Estado.

Um dos destaques dessa edição foi a apresentação de arte circense feita por jovens da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor – Febem. Fantasiados de palhaço e munidos com pequenas bolas de borracha, os garotos se tornaram a principal atração para as crianças, que contaram também com um teatro de fantoches, pintura no rosto, além de muito algodão doce distribuído sem qualquer custo.

O estudante Ricardo, 14 anos, além de se apresentar durante as demonstrações, no sábado, comemorava sua saída da Febem, de onde na sexta-feira (20/5), após seis meses de internação, foi reintegrado ao convívio social. Sob a orientação de membros do Instituto Religari – parceiro da Fundação em trabalhos educacionais repassados através da dança, teatro e música – aprendeu a fazer diversos tipos de malabarismo.

Dessa forma, boa parte de seu tempo livre, quando interno, foi preenchido de forma a ser reabilitado. “Antes de iniciar as aulas eu não fazia nada por lá, perdia meu tempo assistindo à televisão”, disse. Atualmente, na sexta série do ensino fundamental, Ricardo dedica-se aos estudos e procura se aperfeiçoar nas técnicas de malabarismo. “Vou continuar estudando e treinando ao mesmo tempo”, concluiu.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, Ipem-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, participou do evento oferecendo medição de peso, altura e pressão arterial.

O motorista Celso de Jesus, 42 anos, foi uma das pessoas que utilizou dos serviços prestados pelo Instituto. Com 1,73m, Celso está pesando 67kg, o ideal para pessoas com a sua estatura.

Contudo, sua pressão está baixa. Para reverter esse quadro, o segurança utilizou de mais um serviço do Sabadania, “quando deixei o estande do Ipem-SP aproveitei para fazer uma consulta com o clínico geral, afinal, só ele poderia me dizer o que fazer”, afirmou. Ao todo, o órgão atendeu 1.062 pessoas.

Outra atração do evento foi a exposição de peças artesanais feitas pelo segurança Antônio Reis, 46 anos, que realiza esse trabalho desde criança na Paraíba. Atualmente, o dinheiro recebido com o artesanato serve como complemento na renda mensal. “A maioria dos produtos vendo para as lojas, que depois revendem pelo dobro do que me pagaram. Mesmo assim, é um dinheiro essencial para mim”, disse.

O Sabadania é um evento mensal que, só em 2004, atendeu mais de 45 mil pessoas. A próxima edição ocorrerá dia 25 de junho, no local onde até 1999 funcionava a unidade Imigrantes da Febem, a qual, após ser desativada, tornou-se o Parque Estadual Fontes do Ipiranga. O Sabadania será sediado na Casa 19, espaço dedicado às atividades da Secretaria da Justiça no local e o endereço é: km 11,5 da rodovia dos Imigrantes.

Assessoria de imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
C.A.