Febem inaugura Espaço Educacional Profissionalizante no bairro do Brás

Aviso de Pauta - Quinta-feira, dia 15, às 11 horas

qua, 14/01/2004 - 10h51 | Do Portal do Governo

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor de São Paulo (Febem-SP) inaugura nesta quinta-feira, dia 15, às 11 horas, o Espaço Educacional Profissionalizante, a primeira unidade de semiliberdade com atendimento diferenciado. Ao contrário do que acontece nas demais unidades, o adolescente terá atendimento de oito horas diárias, no período diurno, de segunda a sexta-feira, e retornará para casa no final do dia. Outra novidade é que a unidade será administrada pela iniciativa privada, inaugurando o projeto de co-gestão da Febem.

O antigo presídio do Hipódromo passou por uma reforma para ser transformado em um espaço adequado para abrigar oficinas profissionalizantes e aulas de ensino formal, sem as características de contenção. Num ambiente de 2.300 metros quadrados, estão alocadas salas de aulas para o ensino fundamental e médio, oficinas para cursos pré-profissionalizantes, espaços de múltiplos usos destinados às atividades de esporte, de cultura e de lazer, para que o adolescente possa receber uma educação que o prepare para o convívio social e para o mercado de trabalho. Entre os parceiros que participam das atividades da nova unidade estão: Secretaria de Estado da Cultura, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e Fundação Bradesco.

O projeto conta com área administrativa, auditório, recepção, guarda-volumes, sala de segurança, enfermaria, sanitários, sala de informática, gráfica-escola, vestiários, refeitórios, duas cozinhas para oficina de panificação, duas cozinhas para oficina de gastronomia, capela, cozinha, sala de atendimento, oficina de salão de beleza, depósito e um centro comercial para que os objetos produzidos nas oficinas possam ser disponibilizados para a comunidade. Esta primeira etapa teve custo de R$ 1,3 milhão. A capacidade inicial do prédio será de 200 alunos, com ampliação prevista para 400 no segundo semestre.

A Febem desenvolveu todo o projeto sempre a partir de conversas com a comunidade da região, que se envolveu e deu sugestões. Uma das idéias surgidas desses encontros, que aconteceram entre outubro e novembro do ano passado, resultou nessa integração da comunidade local, que também vai utilizar o espaço no período noturno e participar do Conselho Consultivo da unidade.

A organização não-governamental Instituto Mamãe – Associação de Assistência à Criança Santamarense – será a co-gestora do Espaço Educacional Profissionalizante. A entidade tem quatro pólos de atendimento na Capital e acumula vasta experiência em 38 anos de atuação na área social, desenvolvendo ações de arte-educação, educação infantil e qualificação profissional de adolescentes.

No evento, haverá apresentações do Ballet Stagium e da Camerata do Internato Feminino da Mooca, além de exposições de objetos de arte e artesanato feitos por jovens da Febem.

Inauguração do Espaço Educacional Profissionalizante da Febem
Data: Quinta-feira, 15 de janeiro de 2004
Horário: 11 horas
Local: Rua do Hipódromo, 600 – Brás – São Paulo/SP