“Febem in Concert” emociona platéia no Palácio dos Bandeirantes

O projeto Guri está chegando a 23 mil jovens e já foi implantado em 77 unidades da Febem

qui, 18/11/2004 - 21h25 | Do Portal do Governo


Quarenta meninas internas da Febem-Moóca emocionaram o governador Geraldo Alckmin e Lu Alckmin com um concerto de violões apresentado na noite desta quinta-feira, dia 20, no Palácio dos Bandeirantes. O concerto, sob a regência do maestro Cláudio Wasserman, marcou o início do “Projeto Guri – Febem in Concert”, que conta com a participação de 1.380 jovens, de 51 unidades, divididos em grupos de 10 a 40 pessoas. O encerramento está marcado para o próximo dia 1 de dezembro, no Memorial da América Latina, com a participação de Toquinho. Até lá serão realizadas 51 apresentações nas unidades da Capital, Grande São Paulo e Interior, e também no Teatro Sérgio Cardoso.

“O Projeto Guri é um dos mais bem sucedidos programas sociais do governo paulista”, afirmou Alckmin. Para ele, é uma iniciativa que “enche os nossos olhos pois cumpre duas funções: a inclusão cultural de jovens carentes e a formação musical de futuros profissionais que poderão integrar nossas orquestras”.

Iniciado em 1995 pelo governo do Estado, tem o objetivo de resgatar a auto-estima de crianças e adolescentes por meio da música. Hoje, possui 181 diferentes pólos no Estado, dos quais 77 na Febem, atendendo 1.697 internos. No total, atende mais de 23 mil jovens de comunidades mais carentes. Seus representantes foram convidados a participar do Fórum Internacional a Favor da Infância na ONU, em Nova York. Subordinado ao Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, o programa possibilita a formação de corais infantis, conjuntos de violões e outros agrupamentos musicais. Já recebeu investimentos de R$ 26,9 milhões do Tesouro do Estado e tem o apoio de várias empresas.

O concerto teve a participação especial da cantora Mônica Salmaso. Os secretários estaduais da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, e da Cultura, Cláudia Costin, destacaram a importância do projeto como um agente transformador da realidade social e a ressocialização dos jovens atráves da música.