Febem: Ex-interno escreve livro e é convidado para dar palestras

Cleonder Evangelista também passou no vestibular de Direito

qui, 08/01/2004 - 13h09 | Do Portal do Governo

Escrever um livro foi a forma encontrada pelo ex-interno da Febem, Cleonder Evangelista, de 18 anos, para expressar a sua experiência dentro e fora da instituição e a guinada que deu em sua vida nos últimos anos.

Aos 15, rodeado de más companhias, viciado em drogas, ‘cabulava’ aulas sistematicamente e chegou a praticar roubos. O ponto mais baixo foi quando começou a traficar pelas ruas de Borborema, na região de Ribeirão Preto, o que o levou para a Febem, onde cumpriu duas medidas de internação. A primeira no complexo do Brás, e a segunda em Franco da
Rocha.

Mesmo na unidade mais difícil da instituição, onde viu ocorrerem rebeliões e tumultos, procurou se manter à parte dos conflitos, estudando sem parar. Durante o período de internação, estudava. Logo tomou gosto pela leitura e pela escrita. Mas o que mais despertava nele interesse eram as leis. Sentia apreço pelas pessoas cultas, estudadas, que falavam corretamente. Confidenciava aos colegas que, quando saísse da Febem, desejava tornar-se um advogado. Na época, um sonho distante de ser real. Mas não impossível.

Incentivado por colegas e professores, deu o primeiro passo em direção ao seu sonho. Inscreveu-se no vestibular de Direito na Unip, Universidade Paulista, obteve a 13ª colocação na lista de chamada e foi aprovado. Graças a esse esforço pessoal, sua vida é hoje bem diferente. Universitário, cursando o segundo ano do curso de Direito, e funcionário de uma editora, agora está prestes se tornar um palestrante. O convite veio da própria faculdade que cursa, com apoio de bolsa de estudo. A idéia é que Cleonder apresente o livro que está escrevendo para os seus colegas universitários, em todos os campi da Unip no Estado de São Paulo.

Mesmo com todas essas atividades, que, sem dúvida tomam bastante tempo, o jovem continua trabalhando em uma empresa da área editorial e ajuda a família, que tem poucos recursos. Para ele, trabalho e família foram fundamentais para sua recuperação.

Hoje, no segundo ano da faculdade e com seu livro recém-concluído, intitulado de Luz no Fim do Túnel, Cleonder busca divulgar seu trabalho junto à imprensa. A publicação da obra ficou a encargo da editora WWW e o lançamento está previsto para o começo deste ano.

Da Secretaria da Educação

M.J.