Febem: Ex-interno conta em livro o caminho da recuperação e ressocialização

'Luz no fim do Túnel', de Cleonder Evangelista, será lançado nesta segunda-feira, dia 10

sex, 07/05/2004 - 12h32 | Do Portal do Governo

Escrever o livro ‘Luz no fim do túnel’ foi a forma encontrada pelo ex-interno da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), Cleonder Evangelista, de 19 anos, para expressar a sua experiência dentro e fora da instituição e a guinada que deu em sua vida nos últimos anos. O lançamento será nesta segunda-feira, 10 de maio, às 20 horas, no Espaço Aprendiz, na Vila Madalena.

Durante o lançamento, a UNIP, em parceria com a Xerox, fará a entrega de 9 mil exemplares do livro de Cleonder às escolas da rede pública estadual de Ensino Médio e mil exemplares destinados às bibliotecas municipais.

Sobre o Autor

Aos 15 anos, rodeado de más companhias, viciado em drogas, Cleonder cabulava aulas sistematicamente e chegou a praticar roubos. O ponto mais baixo foi quando começou a traficar pelas ruas de Borborema, na região de Araraquara, o que o levou para a Febem, onde cumpriu duas medidas de internação. A primeira no complexo do Brás, e a segunda em Franco da Rocha.

Mesmo passando por rebeliões e tumultos, procurou se manter à parte dos conflitos, estudando sem parar. Logo tomou gosto pela leitura e pela escrita. Mas o que mais despertava nele interesse eram as leis. Sentia apreço pelas pessoas cultas, estudadas, que falavam corretamente. Confidenciava aos colegas que, quando saísse da Febem, desejava tornar-se um advogado. Na época, um sonho distante de ser real.

Mas não impossível. Incentivado por colegas e professores, deu o primeiro passo em direção ao seu sonho. Inscreveu-se no vestibular de Direito na Unip – Universidade Paulista, obteve a 13ª colocação na lista de chamada e foi aprovado. Hoje, Cleonder Evangelista está no segundo ano da faculdade.

Serviço
Lançamento do livro Luz no Fim do Túnel – a história de sucesso de um ex-interno da FEBEM

Data: Segunda-feira, 10 de maio de 2004
Horário: 20 horas
Local: Espaço Aprendiz – Rua Belmiro Braga, 186 – Vila Madalena – São Paulo/SP

Da Assessoria de Comunicação Social da Febem-SP