Febem de Tupi Paulista forma 82 jovens em cursos profissionalizantes

A ação faz parte de uma parceria entre Governo do Estado e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

ter, 26/07/2005 - 19h09 | Do Portal do Governo

A unidade da Febem de Tupi Paulista, na região de Presidente Prudente deu mais uma mostra de que a ressocialização de jovens infratores é possível.

Esse mês, a primeira turma de 82 jovens se formou em diversos cursos profissionalizantes realizados na unidade. Todos cumprem medidas sócio-educativas, têm mais de 18 anos e foram transferidos, em março deste ano, da Capital para a unidade emergencial da instituição, dentro da Penitenciária de Tupi Paulista.

Durante esse período eles participaram dos cursos de Auxiliar Administrativo (10 alunos), Encanamento e Hidráulica (6), Eletricidade Residencial (6), Garçom (11), Manutenção de Rede Telefônica (10), Pintura Residencial (12) e Informática (27) com carga horária total de 45 a 60 horas.

Os cursos são contínuos e fazem parte de uma parceria entre o Governo do Estado e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps), com o Projeto Confraria do Bem, implementado em dezembro de 2004.

De acordo com a presidente da Febem, Berenice Giannella, a ação faz parte do pacote de mudanças previstas para as unidades da Febem espalhadas em todo o Estado de São Paulo. Além disso, os jovens realizam atividades em artes plásticas, pintura em tela e artes cênicas.

O diretor da unidade, Élson Percídio Silvério, lembrou que dos 540 jovens transferidos para Tupi Paulista, 335 já retornaram para o convívio familiar. ‘Os cursos são responsáveis por isso, pois os jovens cumprem as medidas educativas mais tranqüilamente e têm muito interesse em aprender, como é o caso das aulas de informática com 100% de freqüência’. Ele cita ainda como exemplo um aluno da unidade de Tupi Paulista que passou no vestibular da Universidade Mackenzie, realizado no início do mês e vai cursar Sistemas de Informação.

Silvério disse que aos poucos foi montada uma estrutura na unidade para abrigar os internos numa ação que envolveu a Febem e a Secretaria de Administração Penitenciária. ‘Foram revistas normas e procedimentos para se adequar às medidas sócio-educativas’, explicou. Além disso, foram instaladas oficinas de trabalho e áreas especiais para os cursos, nos galpões desocupados da penitenciária.

Famílias mais próximas

Para facilitar a visita de familiares aos jovens da unidade de Tupi Paulista, que fica distante aproximadamente nove horas da Capital, a Febem colocou à disposição três ônibus que saem às sextas-feiras e dois aos sábados para a viagem. O familiar precisa avisar até a quinta-feira para reservar seu lugar.

Esses ônibus atendem familiares da Grande São Paulo e cidades próximas. Os parentes do interior, e que não podem vir até a Capital para viajar, têm suas passagens reembolsadas pela Febem.

Carlos Prado