Febem de Pirituba irá abrigar adolescentes da região

nd

sex, 08/02/2002 - 14h50 | Do Portal do Governo


Medida faz parte do processo de descentralização, que está permitindo a recuperação dos menores e o fim das fugas e rebeliões

O processo de descentralização da Febem, que vem apresentando resultados significativos na recuperação dos menores e diminuição das rebeliões, teve continuidade nesta sexta-feira, dia 8, com a entrega da unidade de Pirituba, zona Oeste da Capital. Com capacidade para abrigar 84 infratores, o Centro irá receber, exclusivamente, os adolescentes da região, que atualmente estão internados em outras unidades do Estado.

A inauguração foi realizada pelo governador Geraldo Alckmin, acompanhado pelo secretário da Juventude, Esportes e Lazer, Gabriel Chalita, e da presidente da Febem, Maria Luiza Granado.

Alckmin afirmou que o sucesso do modelo descentralizado ocorre, sobretudo, pela proximidade dos jovens com a família e amigos. Segundo ele, o número de fugas caiu de 1.700, no ano 2000, para 60 em 2001, enquanto as rebeliões diminuíram de 52 para apenas duas no mesmo período. “O número de reincidências dos menores que deixaram a Febem era de 30% e hoje é de 7%”, comparou.

Maria Luiza Granado explicou que, além da proximidade da família, o modelo adotado tem ênfase na educação e profissionalização dos menores. “Com formação profissional, cultural, esportiva e ensino escolar, a Febem mudou de maneira significativa no último ano”, disse. Ela anunciou que, até o fim deste ano, outras 11 unidades serão implantadas, sendo oito no interior e três na Capital. Alckmin confirmou que seis novos centros já estão sendo construídos e os outros cinco estão em licitação.

A unidade de Pirituba conta com 1.807 metros quadrados de área construída, duas alas de internação e uma de internação provisória. Possui quadra poliesportiva; salas de aula; biblioteca, com 3.000 livros; sala de informática, com cinco microcomputadores e uma impressora; enfermaria; consultório de odontologia; psicólogo; pedagogo e assistentes sociais.

Também já estão instaladas duas oficinas profissionalizantes, de confecção de roupas e padaria artesanal. Segundo o diretor da unidade, Caio Rubens de Mello Castro, outras parcerias estão sendo firmadas para implantar oficinas de mecânica, elétrica e vidraçaria. Ele destacou que todos os menores irão desempenhar alguma atividade. “O local oferece as condições apropriadas para que eles se reintegrem à sociedade.”

Valorização da juventude

A valorização dos jovens está tendo prioridade. Alckmin lembrou que o Brasil já foi identificado como um país jovem, por ter pouco mais de 500 anos do início da colonização, e também de jovens, pela grande quantidade de garotos e garotas. “Mas é preciso que seja um país para os jovens. Por isso, criamos a Secretaria da Juventude e fomos buscar o secretário Chalita, que também é jovem, para administrar as políticas públicas desta área”, brincou.

Chalita disse que o adolescente infrator não era visto como alguém que tinha um futuro. “O que ele precisava era de uma oportunidade, para sair da Febem preparado, para se reintegrar à sociedade e não para a violência. Com o novo modelo, o jovem perde alguns direitos, como a liberdade, mas não perde a dignidade”, afirmou. Após a inauguração da Febem de Pirituba, Alckmin assistiu a uma apresentação de Dança de Rua feita pelos adolescentes que cumprem semi-liberdade na Febem do bairro do Belém.

Rogério Vaquero