Febem: Convênio com o Ministério da Saúde prevê investimentos no setor para os adolescentes

Adolescentes serão incluídos no Sistema Único de Saúde (SUS)

qua, 24/08/2005 - 18h20 | Do Portal do Governo

Representantes do Ministério da Saúde estiveram na sede da Febem-SP, nesta quarta-feira, dia 24, para apresentar um plano nacional de saúde, direcionado exclusivamente aos adolescentes que cumprem medidas em regime de internação e internação provisória.

A iniciativa é oresultado da assinatura de um termo de adesão que permitiu à Febem o acréscimo da ordem de R$ 1 milhão nos investimentos anuais do setor médico da fundação e a inclusão dos adolescentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os técnicos do Governo Federal foram recepcionados no auditório da sede da Febem-SP pela presidente da instituição, Berenice Giannella e pela diretora do Departamento de Saúde da Febem, Maria Eli Bruno. Cerca de 50 pessoas participaram do evento, que reuniu autoridades, dirigentes da instituição, especialistas na área e funcionários.

“Este é mais um passo dado na agenda positiva da Febem. Estou confiante no comprometimento de todos que estarão envolvidos no processo de implantação deste plano em nossas unidades”, afirma a presidente da Febem-SP.

Os recursos do Ministério da Saúde serão utilizados no desenvolvimento de programas de atenção básica à saúde, como prevenção às drogas, vacinação, saúde bucal e mental, e na manutenção da estrutura ambulatorial existente nas unidades do estado.

De acordo com a coordenadora da Área de Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare Franco Netto, a iniciativa proporcionará ao jovem que ele se aproprie dos conceitos de saúde para o seu auto cuidado e prevenção de possíveis doenças.
Ela também garantiu que não haverá falta de recursos para o programa. “Como a implantação do programa envolve os governos federal, estadual e municipal fica assegurado que, mesmo ocorrendo mudanças nessas esferas de poder não haverá interrupção no repasse de verbas.

Para Maria Eli Bruno, o fato mais relevante nesta ação será a inclusão dos adolescentes no Sistema Único de Saúde. ‘Serviços como internação e tratamentos diversos serão prestados pelas prefeituras e governo estadual, como contrapartida’, explica. ‘Trata-se de uma antiga reivindicação de lideranças políticas dos municípios que abrigam unidades da fundação’, completa.

Assessoria de imprensa da Febem
C.A.