Febem: Campeão mundial de xadrez visita jovens na unidade Tatuapé

Enxadrista Anatoly Karpov estará na unidade nesta segunda-feira, dia 24, às 11 horas

seg, 24/11/2003 - 8h48 | Do Portal do Governo

O enxadrista Anatoly Karpov, campeão mundial de xadrez e embaixador da Unicef visita o Complexo do Tatuapé da Febem, nesta segunda-feira, dia 24, às 11 horas. A visita está sendo promovida pela Federação Paulista de Xadrez.

Karpov assistirá, no teatro da Escola Profissionalizante Marina Vieira de Carvalho Mesquita, partidas de xadrez de 30 adolescentes internos na Febem. Durante a visita será proposta a Karpov uma disputa simultânea entre ele e 15 jovens.

Participam do evento o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, o secretário adjunto, Fábio Saba, e o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

‘O nosso objetivo, com a presença do campeão mundial de xadrez, é estimular mais jovens a aprender o jogo e, com isso, desenvolver a capacidade intelectual’, declarou o diretor esportivo da Febem, Paulo Jaouiche.

Anatoly Karpov veio a São Paulo para participar do lançamento do Desafio SP 450 anos de Xadrez, torneio internacional programado para 2004, que reunirá grandes enxadristas mundiais.

Karpov

Anatoly Evgenyevich Karpov nasceu em Zlatoust (1951), na Rússia. Aprendeu a jogar com os pais aos 4 anos, começando no xadrez competitivo aos 13. Com 18 anos, sagrou-se campeão mundial juvenil e, aos 19, grande mestre internacional. Aos 23 anos, tornou-se campeão mundial ao suceder o gênio norte-americano Bob (Robert) Fischer, e manteve o título por dez anos, quando perdeu para Garry Kasparov. Foi novamente campeão do mundo de 1993 a 1999. Karpov venceu mais de 150 torneios internacionais de primeiro nível, um recorde absoluto na história do xadrez. O maior rival de Anatoly Karpov é ainda Garry Kasparov.

Da Assessoria de Comunicação Social da Febem

(AM)