Febem: Adolescentes transformam unidade em sala de cinema

Por meio do projeto 'Ligue Vídeo' a unidade vai realizar uma mostra de 8 filmes

qui, 09/12/2004 - 18h18 | Do Portal do Governo

A parceria realizada entre o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), e a Febem transforma o Internato de Itaquaquecetuba em uma sala de cinema. Por meio do projeto ‘Ligue Vídeo’, a unidade vai realizar uma mostra de 8 filmes, com até 5 minutos de duração cada, produzido por 33 jovens do internato, aos familiares, funcionários e convidados. O evento será realizado neste domingo, dia 12, a partir das 9 horas.

Todo o trabalho – roteiro, storyboard, pré-produção, filmagem e edição – foi feito pelos adolescentes, em conjunto com os arte-educadores das oficinas de capoeira, teatro, dança e fotografia da unidade, sob a orientação do funcionário e cineasta Tony Valentte e coordenação pedagógica de Heloísa Margarida Sales, do CCBB.

O projeto escolheu o vídeo como linguagem e tem por objetivo gerar mudanças no comportamento dos adolescentes e também nos funcionários. A intenção é dar possibilidade aos adolescentes de se expressarem numa linguagem dinâmica, que pode, num primeiro momento, colocá-los o mais próximo possível de seu universo extramuros.

Segundo o cineasta Tony Valente o projeto não tem intenção de transformar os jovens internos em profissionais de cinema e sim de interferir no processo de ressocialização, criando uma visão crítica sobre o mundo em que vivem.

Ao final do evento o Centro Cultural Banco do Brasil vai doar para o Internato 3 câmeras de vídeo semi-profissional, tripé, microfone e claquete, porque o show tem que continuar.

Confira os títulos dos vídeos e um breve resumo das estórias:

Titulo: Eu…
Resumo: Um jovem e seus pensamentos conflitantes na procura do amor da família.

Titulo: Se tu lutas, tu conquistas.
Resumo: Adolescente da FEBEM mostra a iniciativa da fundação em prepara-lo para retornar para sociedade, mas quando é desinternado vive o desamparo da sociedade e a escassez de oportunidades em função do preconceito.

Titulo: Depoimentos….
Resumo: Internos entrevistam seus companheiros com perguntas pertinentes ao futuro, amigos, família e arrependimento.

Titulo: O Pernilongo.
Resumo: Um mosquito inconveniente que atormenta um jovem no meio da noite.

Titulo: Nem tudo é o que parece, mas a dança prevalece.
Resumo: Dois grupos rivais se enfrentam numa batalha de Street dance e mostram que é possível canalizar toda energia que muitas vezes é usada para violência pode ser mais bem aplicada numa competição de dança.

Titulo: Sós ou sem ninguém.
Resumo: Um jovem relembra seu passado, suas atitudes, memórias e movimentos ao observar a chuva através da janela de sua casa.

Titulo: A transformação de uma identidade.
Resumo: Um garoto de rua que vive a apanhar de outros garotos maiores é acolhido por um mestre de capoeira que lhe ensina a arte e a filosofia da capoeira. O garoto cresce e torna-se um grande mestre e ao reencontrar com seus antigos ‘rivais’ surpreende a todos com sua atitude.

Titulo: Não Julgue para não ser julgado.
Resumo: Dois jovens são assaltados, o ladrão leva o celular de um deles, só que coincidentemente um outro jovem passa por perto e é confundido com o ladrão.