Febem: Adolescentes entrevistam autoridades e conhecem os bastidores do poder

Projeto visa utilizar a linguagem do vídeo para gerar mudanças no comportamento dos adolescentes

sex, 29/04/2005 - 15h41 | Do Portal do Governo

O projeto não tem intenção de transformar os jovens internos em profissionais de cinema e sim de interferir no processo de ressocialização, criando uma visão crítica sobre o mundo em que vivem

Os adolescentes da Febem do Internato de Itaquaquecetuba que participam do projeto Ligue Vídeo – curso de áudio-visual realizado em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil – estão produzindo um documentário, onde uma série de autoridades de diversas esferas do Poder Público serão entrevistadas.

As primeiras personalidades a serem ouvidas pelos jovens da Febem serão o deputado estadual pelo PSDB, Milton Flávio, às 10 horas, na Assembléia Legislativa e, às 13 horas a entrevista será com o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, na sede da Febem. As duas entrevistas acontecem no próximo dia 2 de maio.

As entrevistas serão inseridas no documentário ‘Sem Protocolo’, produzido pelo cineasta Tony Valente. Trata-se de uma iniciativa para os adolescentes da fundação terem contato com autoridades e conhecer melhor o trabalho das três esferas de poderes constituídos: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Essa é a primeira etapa do documentário que terá 30 minutos. Os adolescentes, juntamente com o idealizador do filme, pretendem entrevistar ainda o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin, senadores, o presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti e por último, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo desta produção é dar oportunidade aos jovens, de esclarecerem as dúvidas quanto às atribuições das autoridades e projetos voltados para atender os anseios dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Estado de São Paulo e de outros estados.

Projeto Ligue Vídeo

Desenvolvido há dois anos no Internato Itaquaquecetuba, na região metropolitana de São Paulo, o projeto Ligue Vídeo visa utilizar a linguagem do vídeo para gerar mudanças no comportamento dos adolescentes e resgatar a auto-estima. A intenção é dar possibilidade aos adolescentes de se expressarem por meio de uma linguagem dinâmica. A iniciativa é realizada em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil. Todo o trabalho é feito por adolescentes, em conjunto com arte-educadores das oficinas de capoeira, teatro, dança e fotografia.