Febem abre 450 vagas em mais três unidades

Alckmin entregou unidades desenvolvidas com um novo modelo. Adolescentes aprenderão uma profissão

seg, 01/03/2004 - 15h11 | Do Portal do Governo


Alckmin entregou três unidades desenvolvidas com um novo modelo, no qual os adolescentes não têm tempo ocioso e aprendem uma profissão

Uma rotina intensa e focada na educação. É isso que propõe o novo modelo desenvolvido pela Fundação do Bem-Estar do Menor (Febem), que nesta segunda-feira, dia 1º, abriu mais 450 vagas. Nas três unidades entregues hoje pelo governador Geraldo Alckmin, os adolescentes em conflito com a lei não terão tempo ocioso. Todos irão cursar o ensino formal, oficinas profissionalizantes, atividades culturais e esportivas.

Logo ao acordar, os jovens já deixam os quartos e iniciam as ocupações. Futebol, musculação, jogos de mesa, aulas de música, capoeira e street dance (dança de rua) são algumas das atividades presentes na programação. “E os adolescentes irão estudar. Todos os dias estarão aprendendo alguma coisa nova. Além disso, participarão de cursos profissionalizantes, para sair da unidade com alguma especialização”, apontou Alckmin.

Nas duas novas unidades da Vila Maria (Zona Norte) e também na que foi entregue no bairro do Tatuapé (Zona Leste), serão realizadas oficinas profissionalizantes de Panificação, Pirogravura e Informática. O governador elogiou as parcerias da Febem com a sociedade civil, que possibilitaram a realização destes cursos. “Nosso esforço é para aumentar o número de oficinas e, principalmente, garantir a inserção dos jovens no mercado de trabalho”, explicou.

Ele lembrou que no ano passado 597 adolescentes saíram da Febem empregados e com carteira assinada, graças ao apoio de empresas privadas e do Governo. Outra novidade anunciada por Alckmin é a de que o Estado irá pagar a faculdade para os jovens que saírem da Febem e conseguirem passar no vestibular.

A desativação de unidades grandes da Febem e a implantação de outras menores e descentralizadas, espalhadas por todo o Estado, estão possibilitando que o adolescente fique em condições adequadas para se recuperar, sem sair de perto da família. Alckmin informou que o modelo está dando certo, pois o número de adolescentes que deixam a Febem e voltam a cometer infrações está caindo. “A reincidência já foi de 25%. Esse índice foi caindo nos últimos meses e em janeiro chegou em 16%, o menor da história da Febem. Isso mostra que os adolescentes estão se apegando à segunda chance”, destacou.

As novas unidades da Febem custaram em média R$ 3 milhões para o Governo do Estado. Outro aspecto que as diferencia é o fato de que cada quarto abrigará apenas dois internos, aumentando a segurança do local. Um quadro de 273 funcionários trabalhará nestas três unidades. Alckmin informou que no próximo dia 13 será inaugurada mais uma no município de São José dos Campos. “Já entregamos no início deste ano duas na Raposo Tavares, uma em Ribeirão Preto e mais três hoje. Com a de São José serão sete unidades entregues neste ano”, observou.

Desde 1995, foram investidos mais de R$ 104 milhões na construção de novas unidades da Febem.

Rogério Vaquero