Fazenda tem curso sobre tributos voltado para estudantes de todas as séries

Os participantes mais assíduos são os alunos do ensino fundamental e médio

sex, 06/05/2005 - 14h39 | Do Portal do Governo

Para conscientizar os jovens sobre a função social dos tributos e a importância da fiscalização sobre sua utilização, a Secretaria Estadual da Fazenda abriu as suas portas e criou o Programa Fazenda Aberta. Os participantes mais assíduos são os alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares que têm no programa uma boa oportunidade de inserir os jovens na realidade política e econômica do Estado. O curso, porém, é aberto a todos que procurarem a secretaria.

Para explicar aos visitantes assuntos árduos e complexos ligados às atividades da Fazenda, foram criadas quatro cartilhas e um vídeo institucional. “São temas que assustam devido às palavras pesadas, como tributos e impostos, e muito complexos”, explica Ivan Aurélio Ferrari de Senço, assistente de direção da Escola Fazendária, ligada à Secretaria da Fazenda, e responsável pela organização deste programa. Segundo ele, a população deve ter mais intimidade com o mundo do qual fazem parte, têm deveres e direitos. “É fundamental que o cidadão saiba o que são os tributos, para que são utilizados e o que acontece com o dinheiro público.”

Na Capital, os interessados podem visitar o prédio da Secretaria da Fazenda, construído no século passado e localizado no Centro da cidade. Recebidos por um monitor, conhecem o cofre principal, o tribunal de impostos de taxas e assistem ao vídeo institucional e a uma palestra. A programação toda dura até duas horas. Desde sua criação, cerca de 18 mil pessoas, em sua maioria estudantes, passaram por lá.

Para todos

O sucesso deste trabalho resultou em sua migração a 18 Diretorias Regionais Tributárias espalhadas pelo interior. Como não têm prédios com capacidade para receber muitos estudantes de uma só vez, as diretorias enviam dois monitores aos locais em que são solicitados. “Foi a forma que encontramos para estender o programa aos demais municípios do Estado”, afirma o Senço. “Todas unidades contam com profissionais treinados e basta a escola, associação, entidade, ou qualquer grupo interessado agendar um horário para receberem nossos agentes.” Esta extensão do Fazenda Aberta foi batizada como Fazenda na Escola e já atendeu cerca de 27,5 mil alunos. O conteúdo dos dois programas é exatamente o mesmo.

Na Baixada Santista, as cidades de São Vicente, Cubatão, Intanhaém, Registro e Santos têm se destacado devido ao alto índice de adesão das escolas. Coordenador do programa e técnico tributário da delegacia regional Tributária de Santos, Antônio Carlos Zinsly comemora os números. “Em Cubatão, por exemplo, visitamos mais de 90% das escolas municipais”, conta Zinsly. Não há faixa etária a ser atendida. Segundo ele, a maior parte das solicitações é para atender estudantes da sétima e oitava séries, mas alunos do ensino fundamental também são atendidos. “Para as turmas de menos idade as informações são mais ilustrativas, como por exemplo, mostrar que a escola pública é construída e mantida com o dinheiro do pai da criança que pagou os impostos”, ilustra Zinsly.

“As crianças logo assimilam que se quebrarem a vidraça da escola, ou não cuidarem de suas cadeiras e carteiras escolares, serão seus pais que pagarão a conta”, atesta Zinsly. Para os mais velhos, o assunto é abordado mais tecnicamente e os resultados também surgem por meio de manifestações expontâneas dos alunos. O pai de uma estudante da sétima série ligou para a professora da filha para contar que recebeu dela um puxão de orelha por até então não ter transferido a documentação de seu carro da cidade em que foi comprado para a que eles moram. “É um exemplo perfeito de que os jovens entenderam a importância de pagar o IPVA na cidade certa, pois só assim terão o dinheiro revertido em benefícios e poderão deles desfrutar”, mostra Zinsly.

Como participar

Os interessados em se integrar melhor ao mundo das finanças do Estado devem procurar a Escola Fazendária do Estado de São Paulo por meio do telefone (11) 3292-6455. Não há restrição de idade, nem procedência dos grupos. Basta ligar e agendar com antecedência as visitas. Ou então, no interior, procurar pela delegacia tributária responsável por sua região.

Fernanda Canto