Fazenda: Site da Secretaria oferece emissão on-line de guias de recolhimento

Serviço é válido para impressão de Gare ICMS, Gare DR e GNRE

qui, 24/11/2005 - 18h48 | Do Portal do Governo

Já está disponível para uso no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo o aplicativo que permite aos contribuintes realizar a impressão on-line de guias de arrecadação estadual (Gare ICMS e Gare DR) e da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais – GNRE.

O novo sistema adotado, que pode ser acessado no endereço eletrônico www.fazenda.sp.gov.br/guiasinternet, substitui o anterior que oferecia apenas o programa específico para “download” de geração de guias de recolhimento. A decisão para oferecer o novo recurso de emissão on-line das guias consta do Comunicado nº 39, da Diretoria de Arrecadação, de 13/09/2005.

Segundo o técnico da Secretaria da Fazenda, Marcos Ivan Benevides Marcheti, essa mudança é benéfica e atende a uma reivindicação de contribuintes e do setor contábil. “Alguns contabilistas e contribuintes se queixavam de que emitiam pouquíssimas guias, mas tinham que fazer a cada três meses o download do programa, devido às atualizações. Com o programa on-line, não precisarão mais se preocupar com isso”, afirmou Marcheti.

O novo serviço traz também outra facilidade para os empresários. É possível gravar os dados pessoais ou da empresa vinculando-os ao CPF ou CNPJ. Dessa forma, não é necessário preencher todos os campos a cada nova impressão, bastando inserir o número do CPF ou CNPJ.

O programa on-line foi desenvolvido por técnicos da Secretaria da Fazenda e segue o modelo já utilizado para a impressão de guias de exportação. Segundo o responsável pelo centro de Internet e Intranet da Secretaria da Fazenda paulista, Eduardo Fernando Rigolão, além de padronizar a impressão das guias, o programa on-line elimina a ocorrência de erros de preenchimento, pois possui um sistema de verificação.

Além disso, permite que os contribuintes imprimam as guias com qualquer computador que tenha acesso à Internet. “Mesmo as pessoas que não possuem computador podem preencher e imprimir as GAREs e as GNREs. Para isso, basta ir a um posto de acesso gratuito à Internet, como o Acessa São Paulo, para realizar a impressão”, declarou Rigolão.

Secretaria de Estado da Fazenda