Fazenda: Secretaria fiscaliza região da rua 25 de Março

Fiscalização envolve 1.300 agentes públicos

qui, 15/12/2005 - 11h05 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Fazenda realiza nesta quinta-feira, dia 15, o terceiro estágio da Operação Sargitário. Desta vez, a Operação acontece nas ruas Vinte e Cinco de Março, Carlos de Souza Nazaré e Florêncio de Abreu.

O objetivo é reprimir a prática de descaminho, pirataria e sonegação fiscal no comércio da cidade de São Paulo.

A Força-tarefa, integrada pela Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e Polícia Federal, conta com o apoio da Polícia Militar e de vários órgãos do município. Aproximadamente 1.300 agentes públicos participam da operação.

Informações relativas aos estágios anteriores:

Primeiro estágio – No dia 2 de dezembro a Força-tarefa iniciou as Operações no Stand Center. Na ocasião foram aprendidos 1.600 sacos (com capacidade de 100 litros cada um). Cinqüenta das 200 lojas fecharam suas portas numa tentativa de impedir a ação fiscal, mas todas foram abertas pela fiscalização, que estava amparada por mandados judiciais de busca e apreensão.

Segundo estágio – No dia 13 de dezembro a Força-tarefa iniciou as Operações no PROMOCENTER. Foram apreendidos 1.000 sacos e caixas com capacidade para 100 litros de mercadorias. Foram fiscalizadas cento e quarenta lojas. Sessenta por cento delas, ou seja, oitenta e quatro lojas fecharam suas portas numa tentativa de impedir a ação fiscal, mas todas foram abertas pela fiscalização, que estava amparada por mandados de busca e apreensão. Noventa por cento das mercadorias apreendidas tinham origem estrangeira e estavam sem a documentação fiscal, isto é, descaminho (o popular contrabando) e produtos falsificados (pirateados). Dez por cento das mercadorias eram de origem nacional, mas estavam sem documentação fiscal. Dez por cento das lojas estavam funcionando dentro da legalidade.
Diversas equipes de fiscais continuam nesses locais para impedir o retorno do comércio ilegal.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Fazenda

M.J.