Fazenda: Bolsa Eletrônica de compras é apresentada em Piracicaba

Secretário da Fazenda Eduardo Guardia fala para setenta prefeitos da região

sex, 18/03/2005 - 18h08 | Do Portal do Governo

O secretário da Fazenda, Eduardo Guardia, e o presidente do Banco Nossa Caixa, Carlos Eduardo Monteiro, apresentaram nesta sexta-feira, dia 18, a Bolsa Eletrônica de Compras (BEC/SP) a um grupo de prefeitos e representantes de setenta municípios da região de Piracicaba. A palestra foi realizada na Fundação Municipal de Ensino, em Piracicaba, e contou a presença de mais de 300 pessoas, entre secretários, vereadores, presidentes de entidades de classe, além dos prefeitos.

Na companhia do prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, ao iniciar a apresentação das características e do funcionamento da Bolsa Eletrônica, o secretário da Fazenda, ressaltou os principais objetivos da realização do encontro: ‘Estamos demonstrando aqui o esforço feito pelo governo do Estado para que os municípios possam também se beneficiar da BEC, para as compras de até R$ 8 mil, por dispensa de licitação’, destacou o secretário.

A Bolsa Eletrônica de Compras desde que foi criada, no ano 2000, já realizou até 1º de março deste ano 68.084 negócios, que somaram R$ 293,2 milhões, e proporcionaram ao governo do Estado uma economia de 24%, comparando-se aos preços de referência. O cadastro da Secretaria da Fazenda possui atualmente em seu catálogo 28,4 mil itens, que podem ser adquiridos, mais de 55 mil fornecedores, sendo cerca de 8 mil microempresas. “A BEC é um potencial para o desenvolvimento das micros e pequenas empresas da região, que podem participar dos leilões via Internet.”, frisou o secretário. Guardia aproveitou para informar aos participantes que os fornecedores da BEC têm a garantia de receber o pagamento em dia, avalizado pelo Banco Nossa Caixa, que é o agente financeiro das operações.

Na palestra aos convidados da região de Piracicaba, foram apresentados vídeos do Governo Eletrônico e do Banco Nossa Caixa, que demonstraram aos prefeitos os produtos destinados especialmente aos municípios.’Queremos que as prefeituras se beneficiem desse sistema vantajoso, transparente e de eficiência já comprovada’, destacou o secretário. Explicou que a BEC foi desenvolvida pela Secretaria da Fazenda, com a colaboração da Prodesp, da Casa Civil e da Procuradoria Geral do Estado. Ele informou que 65 prefeituras já aderiram ao sistema, que podem realizar compras na modalidade de dispensa de licitação, prevista na Lei Federal 8.666/93, e a todas têm sido oferecido treinamento aos funcionários indicados pelas Prefeituras para realizar as transações e operar o sistema.

No ano passado, o governador Geraldo Alckmin expandiu a utilização da BEC aos municípios. Para realizar compras pela BEC, os municípios precisam fazer convênio com a Secretaria da Fazenda e firmar contrato com o Banco Nossa Caixa. Para isso, o governo do Estado, por meio da Fazenda, disponibiliza sem custos aos municípios toda essa experiência e ainda oferece treinamento aos técnicos das prefeituras para realizarem as compras pela BEC.

Neste ano, esta foi a segunda reunião com prefeitos, dentro de uma série de encontros que o secretário Eduardo Guardia e o presidente da Nossa Caixa pretendem promover nos próximos meses em todo o Interior do Estado para mostrar as características, recursos e vantagens oferecidas pela BEC. O objetivo é estimular o maior número de municípios de São Paulo a adotar esta ferramenta que proporciona a realização de transações de compra de bens e serviços pela Internet com economia de gastos, agilização de todo o processo, além de oferecer segurança e transparência para cada operação realizada.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Fazenda

F.C.