Favela Pantanal recebe primeira área de lazer e esportes

A construção em uma área de 118 mil metros foi possível graças a parceria entre o Estado e a iniciativa privada

dom, 21/09/2003 - 18h16 | Do Portal do Governo


Os moradores da Favela Pantanal, na Zona Sul de São Paulo, receberam neste domingo, dia 21, uma área de lazer e esportes, o Parque Itatinga, que reúne quadras poliesportivas, campo de futebol com alambrado, pista de skate, vestiários e lanchonete. O governador Geraldo Alckmin participou da entrega, acompanhado do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael.

‘Esse investimento tem um fator na auto estima da população muito grande. O dinheiro aqui é bem aplicado para atender a comunidade. Praticar esporte é bom, faz bem para a saúde e ao mesmo tempo ajuda as famílias’, disse o governador.

A construção, em uma área de 118 mil metros quadrados, foi possível graças à parceria entre o Governo do Estado, que doou o terreno por meio da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), o Santander Banespa e a presidente do Centro de Convivência Itatinga, Maria de Lourdes Brito, a ‘dona Lurdinha’. Cerca de 140 mil pessoas da região serão beneficiadas com a iniciativa.

O secretário Lars Grael disse que o papel do esporte no lazer, na coesão social, na união de toda a comunidade é fundamental. ‘Ao investir nessas atividades, estamos investindo em educação, saúde e segurança pública. A vitória é de Itatinga, da dona Lurdinha e de todos os moradores’, afirmou.

Segundo Lurdinha, o espaço é uma antiga reinvindicação dos moradores e demais lideranças. ‘Conquistamos e demos o primeiro passo para melhorar a região’, disse ela emocionada.

Vanda Pita, superintendente do Santander, destacou a importância da ação da líder comunitária. ‘Esporte é uma das formas mais atraentes de exercer a cidadania e essa é uma grande demonstração que ela está nos dando”.

O governador Alckmin lembrou que um dos problemas da periferia de São Paulo é a falta de lazer e entretenimento, por isso a importância de uma ação concreta. ‘Em outras regiões as pessoas acabam ficando em bares, mas aqui tem lazer sadio para a comunidade’.

Ele destacou também a importância das parcerias entre a sociedade civil, entidades de classe, organizações não governamentais; do trabalho voluntário e da iniciativa privada . ‘O caminho é darmos as mãos e trabalharmos juntos’.

Na inauguração da área de lazer e esportes, os atletas da equipe principal de vôlei masculino do Banespa, dirigido pelo ex-jogador e medalha de prata no Jogos Olímpicos de Los Angeles, Montanaro, participaram de um jogo reunindo crianças e adolescentes da região.

Carlos Prado