Fatec-SP faz parceria com o setor privado para atualização tecnológica

Empresa multinacional vai fornecer material de reposição e catálogos técnicos

sex, 10/05/2002 - 14h33 | Do Portal do Governo

Os alunos do curso de mecânica da Fatec São Paulo contam, desde março, com um núcleo de usinagem atualizado para as aulas práticas. O convênio firmado entre o Centro Paula Souza, por meio da unidade, com a multinacional Iscar, uma das maiores fabricantes de ferramentas de corte para usinagem, vai proporcionar, entre outros benefícios, a manutenção e atualização das 70 máquinas do laboratório da Fatec-SP.

‘Para uma instituição pública, é muito difícil manter equipamentos atualizados. Por isso essa parceria é importante’, afirma Dirceu D’Alkimin Telles, diretor da faculdade. Antes desse convênio, a Fatec fazia licitações para compras das ferramentas, que têm alto custo. Agora a Iscar, que montou uma exposição permanente no laboratório, fornece todo o material de reposição e catálogos técnicos. Também serão premiados, ao final de cada semestre, os quatro melhores alunos do curso de Mecânica. A Fatec vai fornecer salas para treinamento do pessoal da Iscar e participar da resolução de problemas da empresa com sua equipe de pesquisadores.

Outro ponto positivo do convênio é ‘o corpo docente trabalhando com mais satisfação, pois os laboratórios estarão sempre funcionando bem’, assegura Marcelo Capuano, professor do Departamento de Mecânica da Fatec e um dos coordenadores do projeto. Entre os planos para o futuro, está a criação de um curso de pós-graduação em usinagem.