Fatec será implantada em Botucatu

Foi autorizada a construção de 350 moradias e a implantação de um posto de Internet

sáb, 13/04/2002 - 14h32 | Do Portal do Governo


Estudantes de Botucatu vão poder contar, a partir do segundo semestre deste ano, com uma faculdade pública de tecnologia. O governador Geraldo Alckmin visitou o município neste sábado, dia 13, e anunciou a implantação da FATEC – Faculdade de Tecnologia.

‘Amanhã a cidade faz 147 anos’, lembrou Alckmin acrescentando que a melhor maneira de comemorar o aniversário da cidade é trabalhar com ela. ‘Nós paulistas podemos nos orgulhar de termos a maior rede de ensino profissionalizante da América Latina’, completou.

A faculdade, que começa a funcionar no segundo semestre deste ano, vai oferecer um curso de Tecnologia, com ênfase em Gestão de Negócios, e outro de Tecnologia Logística, com ênfase em Transportes. Os vestibulares serão realizados para 160 vagas por semestre. A unidade será construída perto do aeroporto da cidade, com custos previstos de R$ 1 milhão, para reforma e adaptação, incluindo a compra de equipamentos. As obras devem começar em maio.

O prefeito Antônio Mário de Paula Ferreira Ielo (PT) agradeceu a FATEC ao governador lembrando que o povo de Botucatu lutou demais para Ter essa faculdade. ‘É importante termos a consciência de que prefeito, governador e presidente têm que estar sempre em sintonia’, finalizou Ielo.

Segundo o secretário da Educação Gabriel Chalita, essa é uma maratona cívica de um Governo que faz obras. ‘E este é um governador que acredita nas pessoas, por isso investe na educação’, destacou Chalita acrescentando que um exemplo disso é a entrega dos 13 microônibus que estão sendo entregues hoje.

Microônibus escolar

Alckmin entregou 13 microônibus para o transporte escolar dos municípios de Botucatu, Anhembi, Areiópolis, Bofete, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratânia, São Manuel e Torre de Pedra. O objetivo é garantir a segurança dos alunos da rede pública estadual, combatendo a evasão escolar, principalmente dos que moram em regiões mais afastadas.

Os microônibus, que têm capacidade para 23 passageiros, serão entregues licenciados e com seguro às prefeituras. A manutenção, pagamento de multas, licenciamento e seguro anual dos microônibus, ficam sob responsabilidade dos municípios.

As cidades foram selecionadas pela Secretaria da Educação após um mapeamento de todos os municípios paulistas, por meio de critérios de urbanização, extensão territorial, quantidade de alunos da rede pública estadual e renda per capita.

O secretário Chalita explicou que os microônibus fazem parte de um conjunto de 500 veículos que estão sendo distribuídos no Estado para valorizar ainda mais a educação.

Outros investimentos

Durante a visita, Alckmin autorizou a construção de 350 moradias populares pelo sistema Habiteto da Companhia de Desenvolvimento e Habitação Urbana – CDHU. Serão investidos R$ 2,69 milhões. Foi autorizada também a construção de um posto de Internet gratuita na cidade, com nove computadores, para permitir o acesso da população carente à Internet, diminuindo a exclusão digital.

O município recebeu ainda cinco veículos e três computadores para os Escritórios de Desenvolvimento Rural e de Defesa Agropecuária de Botucatu.

Gláucia Basile