Fatec: Parcerias levam conhecimento das universidades às micro e pequenas empresas

Objetivo é oferecer produtos e serviços desenvolvidos pelas universidades com baixo custo

qui, 28/08/2003 - 11h04 | Do Portal do Governo

Do Portal da Fatec

Trata-se de um projeto do Ciesp/Zona Leste em parceria com as unidades universitárias Fatec-SP, Fatec-ZL, Unicsul e São Judas. Esta parceria tem como propósito oferecer aos empresários produtos e serviços desenvolvidos nas universidades e que podem ser adquiridos com baixo custo, permitindo uma maior competitividade.

Sinergia é a qualificação precisa para um trabalho que envolve, de um lado, o potencial técnico-científico existente em nossas universidades, através de docentes, técnicos e infra-estrutura de laboratórios e, de outro, a vantagem que as empresas podem obter investindo apenas em melhoria e qualificação em vez de investir em toda a infra-estrutura.

A estratégia adotada para aproximar os interessados é promover palestras, cursos ou encontros nas universidades e no Ciesp-ZL, como exemplo, o “Café com Conteúdo”, em que foi oferecido aos participantes um café da manhã, seguido de uma apresentação do projeto e dos recursos da Universidade, e, por fim, um “tour” pelos laboratórios da universidade.

Foram realizados quatro encontros do “Café com conteúdo”: em 26/2/2003, na Unicsul; em 25/3/2003, na Fatec-SP; em 25/4/2003, na Universidade São Judas Tadeu; e, em 28/5/2003, na Fatec-ZL.

No encontro realizado na Fatec-SP, coordenado pela área de Relações Empresariais, foram apresentados os Responsáveis pelos Laboratórios de área de interesse do projeto Sinergia, os quais fizeram um breve histórico de suas atividades. O Prof. Dirceu D´Alkmin Telles, ao agradecer a presença de todos, ressaltou nossa preocupação em buscar parcerias junto às empresas. Em seguida, o Sr. Paulo Kato, Diretor do Ciesp-Zona Leste, destacou que a entidade possui 600 associados e que o projeto Sinergia tem uma preocupação constante com as micro e pequenas empresas.

Por fim, o Coordenador do Projeto, Sr. Antonio Regolin, apresentou um breve histórico do projeto, seus objetivos e os produtos e serviços à disposição das empresas. Foi, também, realizada na Fatec-SP, em 22/10/02, Palestra sobre Logística, pelos Profs. Carlos Hideo Arima e Ivelise Amato .

Esta parceria com o Ciesp/Zona Leste é uma atividade desenvolvida pela Área de Relações Empresariais da Fatec-SP, juntamente com os Cursos de Tecnologia Mecânica, Soldagem e Processamento de Dados; cada curso indicou um representante e, para coordenar os trabalhos na Fatec-SP, foi designado o Prof. Harald P. Nigrin, do Departamento de Mecânica.

Projeto Bolsa Empreendedor: centros produtores de conhecimento e tecnologia

Este projeto é uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade, da PMSP, que visa aproximar os centros produtores de conhecimento e tecnologia (Instituições de Ensino Superior – Universidades, Faculdades, Centros Tecnológicos e de Formação Profissional, etc) dos desafios propostos pelas políticas públicas de desenvolvimento com inclusão social.

As ações deste Programa são voltadas para o estímulo ao desenvolvimento da economia solidária e da autogestão popular como forma de enfrentamento da pobreza e de desenvolvimento social. O programa também fomenta a criação de tecnologias orientadas para o desenvolvimento social, aperfeiçoamento da gestão dos programas sociais e para o fortalecimento dos empreendimentos de economia solidária.

A segunda edição do Projeto Bolsa Empreendedor vai conceder mais bolsas mensais de R$ 300,00 para estudantes universitários matriculados em instituições de ensino e pesquisa de nível superior e objetiva incentivar a criação de projetos voltados ao desenvolvimento de produtos tecnológicos (orgware, hardware, software, design de produtos e processos) direcionados, prioritariamente, ao aprimoramento da gestão pública dos programas.

Destacamos que, na edição anterior, houve 196 projetos inscritos e foram contemplados 37, sendo concedidas 61 bolsas. A Fatec inscreveu 15 projetos e teve três contemplados. Estas e outras informações poderão ser obtidas junto à Central de Estágios da Fatec-SP.

Inscrições: até o dia 29 de agosto de 2003, das 10h às 17h.

Os interessados deverão baixar os formulários, preenchê-los, elaborar um projeto, obter aprovação de um orientador e da instituição de ensino em que está matriculado

Endereço: Rua São Bento, 405, 10° andar, sala 101, Edifício Martinelli.

Mais informações podem ser obtidas no site bolsaempreendedor@prefeitura.sp.gov.br

V.C.