Fatec: Congresso mostra avanços das áreas tecnológicas e científicas

Apresentações dos projetos começam nesta terça-feira, dia 7

ter, 07/10/2003 - 11h17 | Do Portal do Governo

Caverna digital, mostra de sites, concurso de foto-grafia, carro minibaja, calculadoras e ábacos antigos. Esses são alguns dos trabalhos que a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) mostrará ao público durante o 5º Congresso de Tecnologia e o 5º Simpósio de Iniciação Científica. As apresentações dos projetos e as palestras começam nesta terça-feira, dia 7, e vão até sexta-feira, dia 10, das 8 às 21 horas, na sede da instituição. A entrada e a participação na maratona tecnológica são gratuitas.

Depois da abertura oficial – que terá a presença de autoridades, empresários, representantes de faculdades e instituições, professores, universitários e estudantes em geral –, haverá a apresentação da Orquestra de Câmara da Unesp, sob a regência do maestro Carlos Kaminski, às 19 horas.

“Nesta quinta edição do evento, a preocupação central é com a multidisciplinariedade, os avanços tecnológicos e a inclusão social. A idéia do evento é abordar toda a complexidade e os limites da tecnologia. Para este ano esperamos público de 5 mil pessoas. Nos congressos anteriores, vieram 3 mil”, explica o diretor da Fatec-SP, Dirceu D´Alkmin Telles.

Mundo digital

Telles comenta que o congresso é um local propício não só para os visitantes conhecerem novas tecnologias e projetos, mas para trocarem experiências entre as diversas áreas do saber científico.
São 150 palestras abordando os mais variados temas técnicos e científicos. Aproximadamente 50 expositores mostrarão equipamentos e inovações. Haverá ainda a exibição de 60 trabalhos de alunos de iniciação científica, reunindo 20 instituições de pesquisa e ensino.

Complexo sistema de realidade virtual, a caverna é utilizada por cientistas em pesquisas médicas, arquitetônicas, na indústria automobilística e na criação de protótipos virtuais que impliquem risco ao usuário, impossibilidade de realização real ou custos extremamente elevados.

O Linux, sistema operacional gratuito que concorre com a Microsoft, será abordado amanhã, dia 8, às 20h30, por Adriano Filadora Ribeiro, da Brasil Informática.

Questão ambiental

Em questões ambientais, destaque para a palestra do professor do Ipen, Eduardo Landulfo, que falará amanhã (8), às 10h30, sobre o novo dispositivo de medição de poluição atmosférica, o Lidar. O diferencial em relação aos já existentes é que é móvel e permite maior precisão dos dados.

No dia 9, às 9h30, exposição sobre aquecedor solar de baixo custo, a cargo da ONG Sociedade do Sol. Alunos da Fatec testaram e aprovaram o equipamento.

O congresso não se restringe apenas a temas de tecnologia. Há palestras dos mais diversos assuntos como Meu Primeiro Emprego; Desafios e Fronteiras do Conhecimento; Porque é Bom Ler Machado de Assis; Como Construir uma Máquina de Tempo; A Poesia como Fonte de Conhecimento, A Arte da Comunicação.

Minibaja

Em um dos estandes do congresso, estará o minibaja, o carro desenvolvido por estudantes da Fatec, que ganhou o prêmio de melhor design e ficou em sexto lugar durante a competição automobilística de Andradina.

O projeto é um desafio proposto aos alunos de engenharia para construção de um veículo recreativo de quatro rodas que seja seguro, barato, leve, durável e competitivo, capaz de manobrar em espaços reduzidos.

Museu da calculadora

A exposição Prof. José Murarelli reúne 120 unidades significativas do Museu da Calculadora, organizado pelo professor da Fatec, Paulo Boselli. Pertencentes ao seu acervo particular, as máquinas de calcular, as réguas de cálculo, ábaco e bastões poderão ser vistos durante todo o congresso ou pelo site www.boselli.com.br/museu.

Os itens mais curiosos da mostra são uma calculadora de 1887 e duas pequenas máquinas produzidas por Curt Herzstark enquanto estava num campo de concentração nazista, em 1947.

Sites, concurso e livro

A 1a Mostra de Sites reunirá endereços eletrônicos criados por alunos, funcionários e professores das unidades da Fatec. Votação eletrônica durante o congresso vai escolher os três sites de melhor design e qualidade informativa.

Foto-Grafia, concurso de poesia e prosa unindo palavra e imagem e integrada à fotografia, também terá premiação. O quesito para escolher os trabalhos é o da competência em interagir a linguagem com o saber transdisciplinar.

Haverá ainda o lançamento do livro Cálculos Financeiros Aplicados e Avaliação Econômica de Projetos de Investimentos-Informatizados, do professor da Fatec, Luiz Roberto Vannuci.

SERVIÇO

O congresso será realizado no Bloco B da Fatec, na Av. Tiradentes, 615 – centro.
A programação completa do evento está no site www.fatecsp.br.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)