Fapesp: Uso de plasma amplia a vida útil de próteses ortopédicas e ferramentas industriais

Tratamento aumentou a dureza das ligas de aço que compõem as próteses em até 250%

seg, 20/12/2004 - 17h34 | Do Portal do Governo

Se tudo correr bem, dentro de três anos a empresa Baumer, da cidade paulista de Mogi-Mirim, maior fabricante latino-americana de implantes ortopédicos, colocará no mercado próteses de joelho e de fêmur muito mais resistentes e duráveis do que as produzidas atualmente. Esse avanço será possível em razão do uso de um método de tratamento inovador para superfícies metálicas, batizado de implantação iônica por imersão em plasma (uma espécie de gás que é considerado um dos estados da matéria com estrutura molecular, atômica e de partículas diferente dos tradicionais sólido, líquido e gasoso). Esse tratamento aumentou a dureza das ligas de aço que compõem as próteses em até 250% e reduziu o desgaste em cerca de 160 vezes.

‘O método revelou-se biocompatível e os resultados foram além das nossas expectativas. Testes laboratoriais demonstraram um considerável aumento na sobrevida das próteses, que normalmente é de 12 a 15 anos’, diz o químico Roberto Parpaioli, gerente da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento da Baumer. ‘Agora nossa intenção é organizar um ou dois grupos clínicos para fazer exames in vivo nas próteses submetidas à implantação iônica por plasma. Acreditamos que dentro de dois ou três anos estaremos com a avaliação clínica concluída.’

Para esses exames, a empresa vai escolher duas equipes de ortopedistas ligados a uma universidade. Cada grupo clínico terá, em média, cinco profissionais e de dez a 30 pacientes. A Baumer cederá todas as próteses e arcará com os custos dos testes. Melhorar a dureza e, conseqüentemente, a vida útil de implantes ortopédicos é uma das muitas aplicações dessa técnica de tratamento superficial, desenvolvida de forma pioneira, no Brasil, pela Metrolab, empresa de São José dos Campos especializada na calibração, ajuste e manutenção de instrumentos industriais mecânicos e eletrônicos.

Leia a matéria completa no site da