Fapesp: Unicamp é a primeira instituição latino-americana a integrar a rede de excelência do e-Photo

Consórcio europeu é especializado em estudos na área de redes ópticas

ter, 23/08/2005 - 10h30 | Do Portal do Governo

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi admitida como instituição colaboradora da rede de excelência do e-Photon/ONe, um consórcio europeu especializado em estudos na área de redes ópticas. A instituição brasileira é a primeira da América Latina a ingressar nesse grupo.

“As redes de excelência representam hoje uma tendência mundial, principalmente no que diz respeito às pesquisas universitárias”, disse o professor Helio Waldman, coordenador do Núcleo de Excelência em Conectividade Óptica (OptInova) da Unicamp, à Agência FAPESP.

A universidade participará da rede por meio dos trabalhos desenvolvidos na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (Feec) e do Instituto de Computação (IC). “A rede conta com uma série de instituições que desenvolvem estudos conjuntos com um mesmo financiamento. A Unicamp irá acompanhar e atuar em projetos de pesquisa importantes desenvolvidos pelo consórcio”, explica Waldman.

A parceria envolve a formação de recursos humanos por meio do intercâmbio de pesquisadores brasileiros com as instituições no exterior, participação de universitários brasileiros nas escolas de verão do consórcio, produção de publicações conjuntas e desenvolvimento de estudos integrados na área de conectividade óptica.

“Fazer parte do e-Photon/ONe mostra a qualidade das pesquisas desenvolvidas em nosso país, pois esse reconhecimento significa que estamos em um mesmo patamar científico de organizações conceituadas na área de conectividade óptica”, ressalta Waldman.

O consórcio conta com a participação de 38 institutos, entre eles Fujitsu Labs Europe e Intel Cambridge (Reino Unido), Universidade dos Correios e Telégrafos de Pequim (China), Multitel (Bélgica) e Informação e Tecnologia de Atenas (Grécia).

Por Thiago Romero